Meritor lança novo eixo para transporte de extra pesados

O projeto também contou com melhorias na instalação e interface de suspensão veicular

A Meritor acaba de lançar o eixo tandem MT- 17X HE (High Efficiency) de até 100 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

A Meritor acaba de lançar o eixo tandem MT- 17X HE (High Efficiency) de até 100 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). É um eixo de simples redução de maior capacidade de carga existente para transportes rodoviários extra pesados.

Disponível para aplicações 6×4 e 8×4, a novidade oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade), devido ao novo sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais).

Segundo a empresa, o novo projeto também contou com melhorias na instalação e interface de suspensão veicular, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de mais tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento. O MT-17X HE traz aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo.

Cummins exibe o 17Xe ePowertrain da Meritor na IAA Transportation

O sistema do diferencial do eixo, com maior capacidade de torque e potência, foi destaque no processo de modernização do MT-17X HE, contribuindo ainda com o conceito de motores que as montadoras trabalham atualmente. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp.

Outra vantagem do modelo é o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo, trazendo flexibilidade, além otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como uma maior confiabilidade em aplicações mais severas.

De acordo com a empresa, o novo eixo traz, ainda, como opcional, o sistema Meritor Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6×4 para 4×2). Trata-se de solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.

O portfólio da Meritor Brasil para este segmento ainda conta com os eixos MS-160 EVO de 74 t e MT-610 de até 120 ton.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!