A operadora logística Luft Logistics acaba de iniciar os testes com um caminhão modelo VW 19.320 movido a GNV (gás natural veicular) e biometano. Esse é um novo passo dentro do seu programa de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).
Entre os benefícios, além da redução de custos com combustível, o veículo reduz a emissão de CO² na atmosfera. Os testes de consumo e autonomia estão ocorrendo em coletas em clientes da Luft Healthcare localizados no interior do estado de São Paulo.
Esse tipo de veículo diminui em 25% as emissões de CO² na atmosfera, segundo o fabricante MWM Motores. O motor possui 315 cavalos de potência e capacidade em cilindros de 172m³ de GNV.
“A previsão é de que, já em março, o caminhão opere na rota Itapevi (SP) – Rio de Janeiro (RJ)”, afirma Wilson Medina, Gerente de Frota e Riscos da Luft Healthcare.
Segundo Angélica Nogueira, Diretora de Serviços da Luft Healthcare, a utilização de GNV permitirá a prática sustentável em longas distâncias, em complemento ao veículo 100% elétrico que, por enquanto, é utilizado em distâncias menores. “Trata-se de mais um importante passo de sustentabilidade nas nossas atividades”, salienta a executiva.
Leia também: Exigência da Anvisa coloca em risco o transporte de medicamentos