Lucro líquido da Fras-le tem aumento superior a 10% no 1º semestre

    O lucro líquido da Fras-le cresceu 10,6% no primeiro semestre deste ano em comparação com mesmo período do ano passado, para R$ 30,8 milhões, de acordo com comunicado divulgado na quarta-feira, 10. Apesar do cenário adverso do mercado interno, uma das empresas Randon responsável pela produção de itens de fricção, atingiu faturamento líquido 4,2% maior nos seis primeiros meses do ano, ao somar R$ 421,4 milhões, resultado que só não foi melhor devido à queda de 16,9% do faturamento no mercado interno, que fechou em R$ 177,12 milhões – ou 42% do total.

    Segundo a empresa, o resultado no Brasil se deve ao mix de vendas no segmento de reposição e ao menor volume de vendas para montadoras devido à retração econômica no País. Por outro lado, as receitas no exterior aumentaram 27,7%, para R$ 244,4 milhões – 58% do faturamento total – desempenho que reflete o câmbio mais favorável às exportações e melhores volumes de vendas.

    O Ebitda (lucro antes de juros, impostos e depreciação de ativos) fechou a primeira metade do ano em R$ 85,9 milhões, resultado 42,3% acima do apurado há um ano. O faturamento no mercado externo, considerando exportações a partir do Brasil somadas às atividades das filiais no exterior, chegaram a US$ 66,4 milhões, alta de 3,2% sobre o primeiro semestre de 2015. As exportações (FOB) avançaram 19%,ao fechar o período com US$ 40,7 milhões.

    Em seu relatório, a empresa informa que a boa performance no mercado externo combinada com o câmbio favorável foram os principais fatores que impulsionaram os resultados obtidos na primeira metade do ano, aliados à variedade de mercados e segmentos com os quais a Fras-le atua.

    Em volumes, foram produzidas 42,7 milhões de peças no primeiro semestre, uma redução de 4,3% no comparativo anual, basicamente refletindo a menor demanda por parte das montadoras. Já as vendas diminuíram em menor escala, em 1,7%, para 40,8 milhões de unidades, também reflexo da menor demanda do mercado.

    Fonte: Automotive Business

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