Fundada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2017, a iMile é uma companhia global de entrega de última milha impulsionada pela expansão comercial dos grandes Market Places da China que possuem atuação em todo o planeta. Para garantir a qualidade dos serviços fornecidos na alta velocidade de crescimento destes negócios, a operadora logística investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento de sistemas tecnológicos que melhorem – continuamente – a eficiência de suas atividades de atendimento e armazenamento, entrega expressa, entrega de última milha, remessas transfronteiriças, desembaraço aduaneiro e logística reversa.
Presente no Brasil desde 2022, a operação da iMile está crescendo rapidamente para atender à demanda local com parceiros em todo o país. “Após estabelecer uma base sólida em nosso mercado de origem no Oriente Médio, a iMile desenvolveu uma rede de entrega global em 19 países, abrangendo 6 continentes. Até agora, criamos mais de 30.000 empregos diretos e indiretos em todo o mundo”, diz Jesaias Gonçalvez, gerente Regional de Operações da iMile Delivery no Brasil.
Na China, tanto o e-commerce quanto o setor de entregas expressas são altamente desenvolvidos e, em 2023, o volume total de entregas atingiu 132 bilhões. “Como resultado, há um número elevado de profissionais e desenvolvedores nos setores de e-commerce e entrega expressa no país, por conta disso, a iMile decidiu estabelecer três Centros de P&D na China (Shenzhen, Hangzhou, Shanghai) para aproveitar essa capacidade técnica, além de uma unidade em Wroclaw, na Polônia, que foi inaugurada neste ano para o mesmo fim”, informa Gonçalves. “Podemos confirmar que uma parte significativa dos nossos recursos será destinada ao aprimoramento de tecnologias proprietárias, o que inclui o desenvolvimento de ferramentas e inovações em nossos sistemas de entrega de última milha”, complementa.
De acordo com o gerente Regional de Operações da iMile, os US$ 40 milhões que foram levantados na rodada de financiamento Série A comprovam os esforços da companhia no fortalecimento de sua infraestrutura tecnológica. “Continuamos dedicados a apoiar tanto grandes parceiros de e-commerce quanto pequenas empresas, digitalizando processos e oferecendo uma logística ágil. À medida que expandimos para novos mercados, incluindo África e América Latina, o P&D continuará sendo uma área central de foco, garantindo que possamos atender às necessidades em constante evolução de nossos clientes e parceiros”, esclarece Gonçalves.
A principal tecnologia é construída em torno de uma plataforma logística que integra, de maneira automatizada, o rastreamento e a otimização de rotas. Segundo o executivo, esse sistema aprimora a eficiência das entregas, permitindo o monitoramento das remessas em tempo real, bem como o ajuste das rotas dinamicamente com base nas condições de trânsito e nas demandas dos clientes. “Priorizando a confiabilidade e a pontualidade, nossa tecnologia não apenas otimiza as operações, mas também garante que atendamos consistentemente às necessidades em evolução dos nossos clientes, proporcionando a eles resultados mais eficientes”, comenta.
Sistemas próprios da iMile
Ao todo, a companhia possui cinco tecnologias que norteiam suas operações: Sistema de Gerenciamento de Pedidos, Mweb, iMile Delivery APP, Aplicativo APP DA e Logística Inteligente – Sistema Base.
Sistema de Gerenciamento de Pedidos
Esta plataforma é a base da gestão de logística para seus clientes corporativos. A ferramenta abrangente os seguintes recursos:
- Processamento de Pedidos Sem Esforço: Simplifica operações complexas com fluxos de trabalho intuitivos.
- Rastreamento Intuitivo: Para acompanhar remessas em tempo real e dar visibilidade do progresso da entrega.
- Análises Perspicazes: Análise gráfica de dados para auxiliar na tomada de decisões.
- Ferramentas Financeiras Integradas: Auxilia no gerenciamento das finanças de maneira fluida com recursos integrados.
- Suporte ao Cliente Responsivo: Acesso à assistência instantânea por meio de serviços de suporte interativo da iMile.
Mweb
A plataforma é projetada para proporcionar uma melhor experiência para os clientes e contempla os seguintes recursos:
- Rastreamento Dinâmico: Monitora remessas em tempo real e mantenham o cliente atualizado sobre o status da entrega.
- Configuração de Agendamento: Agenda entregas conforme a conveniência do cliente e modifica locais de entrega com facilidade.
- Aumento de Eficiência: Reduz custos logísticos e aumenta a eficiência de entrega através da gestão otimizada de endereços.
iMile Delivery APP
O Aplicativo de Entregas da operadora simplifica a experiência de entrega e inclui:
- Serviços Abrangentes: Do pedido à entrega, o robô inteligente da iMile garante um processo contínuo.
- Resolução Eficiente de Problemas: Resolve problemas comuns rapidamente com uma solução completa.
Aplicativo APP DA
Sistema que habilita os entregadores e que consistem em:
- Operações Simplificadas: Simplifica a gestão de tarefas e otimiza rotas de entrega com algoritmos inteligentes.
- Eficiência: Permite que os entregadores completem tarefas sem esforço através de operações intuitivas.
Logística Inteligente – Sistema Base
Visando a equipe operacional da iMile e associados de entrega, a ferramenta fornece análise de endereço integrada (pré-triagem), roteamento inteligente, triagem automatizada e planejamento de rotas, onde o cérebro da logística inteligente funciona como um sistema unificado.