Poucas semanas após o lançamento da nova geração de caminhões Phoenix, a Tatra Trucks apresentou da terceira geração da linha de Tatra Force, revelado como caminhão-plataforma na configuração 6×6 para uso militar. O modelo poderá ser equipado com motores Paccar, Cummins ou Catepillar, além de transmissões automatizadas ou automáticas.
Uma novidade estrutural é a possibilidade de instalação do propulsor sob a parte dianteira da cabine, acima do eixo dianteiro, ou sob a parte traseira da cabine, atrás do eixo dianteiro. O chassi possui o tradicional conceito da marca com tubo central e semieixos oscilantes com suspensão independente nas versões 4×4, 6×6 e 8×8. Outras configurações podem ser encomendadas diante da necessidade do cliente.
Sistema de defesa
O caminhão foi apresentado por meio da Tatra Defense Vehicle, uma subsidiária da CSG Defense, que também conta com outras empresas voltadas para o desenvolvimento de soluções militares, como a Retia, uma divisão da CSG Aerospace, que lançou o radar 3D multiuso ReGuard. Se trata de um radar Doppler de pulso destinado à detecção e rastreamento simultâneo de alvos terrestres e objetos lentos voando baixo. O equipamento permite o rastreamento simultâneo de alvos terrestres e aéreos, sendo apropriado para a proteção de alvos pontuais ou infraestruturas importantes. É, portanto, utilizado em sistemas anti-drone, na segurança de aeroportos e em sistemas de defesa aérea.