Capacidade para transportar 82 pessoas e receber carrocerias de até 13,2 metros, o chassi elétrico e-Volksbus chega ao mercado após um ano do início de seus testes. A Volkswagen apresentou sua estrela durante a Lat.Bus 2024, realizada no São Paulo Expo, entre os dias 6 e 8 de agosto.
O modelo tem peso bruto total de 22 toneladas e está equipado com motor de 280 kW e torque máximo de 2.300 Nm. Acoplado a este motor está uma conjunto redutor capaz de elevar o torque de saída até 4.050 Nm, assegurando máxima performance nas operações e aclives urbanos.
Detalhes técnicos e-Volksbus
O e-Volksbus 22L é alimentado por um conjunto com 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para aplicações severas com ampla segurança. Essa configuração proporciona uma autonomia de até 250 km, com 385 kW/h, em uma única carga de até três horas. Haverá ainda o opcional de oito packs de baterias, com uma autonomia menor.
O veículo também possui sistema de frenagem regenerativa, ou seja, recupera energia durante desacelerações. Além disso, vale citar o sistema Eco Drive Mode, que otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente a performance do veículo para maximizar a autonomia. O painel de instrumentos segue a mesma linguagem do e-Delivery.
Além disso, o ônibus elétrico traz atenção para os sistemas de segurança, proteção elevada para operação inclusive em regiões alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD. Oferece ainda a função “door brake“, que freia o veículo quando as portas são abertas para embarque e desembarque de passageiros.
A plataforma do chassis e-Volksbus tem como base o chassi modular da atual versão a diesel, assegurando robustez e durabilidade ao conjunto. Já a eletrificação mantém a mesma base da plataforma modular e-Delivery, amplamente testada e validada exaustivamente ao longo dos últimos cinco anos no Brasil e na América Latina.
Acessibilidade e-Volksbus
Na parte de acessibilidade, destaca-se o piso baixo na parte central e dianteira, que juntam-se ao sistema de ajoelhamento, de elevação e de agachamento que facilitam o processo de embarque e desembarque. Além disso, a suspensão pneumática integral nos eixos dianteiro e traseiro, assegura um maior conforto para quem viaja no veículo.
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