John Deere e FAHOR inauguram Centro de Treinamento

Unidade em Horizontina (RS) tem capacidade para 3 mil alunos/ano e servirá como hub para o Mercosul, com cursos em português e espanhol sobre as mais avançadas tecnologias digitais e de agricultura de precisão

Por Gustavo Queiroz

- setembro 4, 2025

Centro Regional de Treinamento John Deere & FAHOR

A John Deere, em parceria com a Faculdade Horizontina (FAHOR), inaugurou a expansão do seu Centro Regional de Treinamento na cidade gaúcha. A nova estrutura posiciona Horizontina (RS) como um polo internacional de capacitação para concessionários, clientes e profissionais do agronegócio do Mercosul.

Com 3.150 m² de área construída, o centro conta com seis salas de aula modernas, um Centro de Soluções Conectadas (CSC) e uma fazenda experimental totalmente conectada de 15 hectares, onde são cultivados milho, soja e aveia. O complexo dispõe de 20 equipamentos John Deere de última geração, permitindo que os treinamentos ocorram em condições reais de campo.

O centro receberá profissionais da Região Sul do Brasil e países como Argentina, Paraguai e Uruguai. Todos os cursos são oferecidos em português e espanhol, abrangendo “Operações e ajustes de máquinas (tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras)”; “Sistemas técnicos, diagnóstico e eletrônica embarcada”; “Motores e transmissões”; e “Tecnologias avançadas de agricultura de precisão.”

Além da formação técnica, o local é sede dos programas de certificação JD Tech e CDI (Instrutor Certificado do Concessionário), essenciais para a padronização do conhecimento na rede de revendas. Um diferencial do projeto é a integração com a FAHOR, que permitirá aos estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia utilizarem a estrutura de ponta para aulas práticas, conectando-se diretamente com as inovações do setor.

A unidade ampliada tem capacidade para capacitar até 3 mil pessoas por ano, meta que deve superar, em apenas dois anos, o total de profissionais treinados desde o início da parceria, há mais de uma década. Apenas em 2025, mais de 600 profissionais já passaram pelo centro.

Durante a inauguração, a SLC Máquinas, uma das maiores concessionárias da marca, anunciou sua adesão ao convênio. “Com a entrada da SLC, o grande diferencial será possibilitar que clientes e a comunidade também tenham acesso aos treinamentos, tornando Horizontina um verdadeiro polo de conhecimento”, explicou Anderson Strada, CEO da SLC Máquinas.

O centro de Horizontina integra uma rede nacional de seis unidades da John Deere no Brasil (Campinas/SP, Piracicaba/SP, Ribeirão Preto/SP, Goiânia/GO e Várzea Grande/MT). A empresa também mantém centros de capacitação na Argentina (Rosário) e no México (Monterrey e Querétaro), consolidando sua presença estratégica na América Latina.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *