IVECO BUS impulsiona primeiras linhas de ônibus movidas a gás na Grande Buenos Aires

20 unidades do chassi BUS 17-210 G foram entregues à empresa Metropol, aumentando as linhas de ônibus movidas a gás

Por Victor Fagarassi

- agosto 28, 2025

linhas de ônibus movidas a gás

A IVECO BUS anunciou a chegada de 20 unidades movidas a gás natural à empresa Metropol, na Argentina.aquisição simboliza um avanço na modernização do transporte público da Região Metropolitana de Buenos Aires (AMBA),integrando tecnologia de ponta a uma energia limpa.

Os ônibus irão circular nas linhas 504 e 507, que atendem o município de Escobar. A introdução desses veículos não apenas eleva a qualidade do serviço para os usuários, mas também fomenta um sistema de transporte mais moderno, eficiente e ecológico, aproveitando o potencial de bioenergia da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, Escobar se torna o primeiro município argentino a operar uma linha de ônibus integralmente abastecida por GNV, enquanto a Metropol se consolida como a primeira e única empresa do país a possuir uma frota com essa característica, composta por veículos IVECO BUS.

“A inclusão de ônibus a gás no sistema público não apenas acelera a transição energética, mas também evidencia nosso empenho com a inovação e a sustentabilidade, bases essenciais para o desenvolvimento de cidades mais verdes e funcionais”, declara Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

IVECO BUS impulsiona primeiras linhas de ônibus movidas a gás na Grande Buenos AiresParceria por uma mobilidade verde

A Metropol é uma das principais empresas de transporte público da Argentina, com 27 linhas que percorrem 120 milhões de quilômetros anuais e transportam mais de 230 milhões de passageiros na Grande Buenos Aires. A escolha estratégica de adquirir ônibus a gás por meio da Overbus, distribuidora oficial da IVECO BUS no país, está em sintonia com sua visão de transformação dos negócios, que busca harmonizar qualidade, inovação e preservação ambiental.

A carroceria dos veículos foi produzida pela Italbus, empresa especializada na fabricação de carrocerias para ônibus urbanos e interurbanos, e aliada estratégica da IVECO BUS na Argentina.

BUS 17-210 G: Inovação e consciência ambiental

O BUS 17-210 G é o primeiro ônibus movido a gás natural produzido na Argentina, na fábrica da IVECO BUS em Córdoba. O modelo conta com o motor FPT N60 CNG com Ciclo Otto, desenvolvido especialmente para esse combustível, assegurando rendimento e potência equivalentes aos dos motores a diesel.

O uso do gás traz benefícios ambientais, como a diminuição de até 95% de material particulado quando abastecido com biometano. Em operação, o gás natural oferece outras vantagens, como a queda de 90% nas emissões de dióxido de nitrogênio e de 10% nas de dióxido de carbono. Ademais, o motor silencioso contribui para a redução da poluição sonora em até -3 dBA.

Com opção de 9 cilindros de armazenamento, o modelo possui autonomia de até 350 quilômetros, assegurando operação em rotas de longa distância na área metropolitana. O reabastecimento é ágil, garantindo versatilidade nas garagens e menor tempo de imobilização dos veículos.

Ficha técnica:

BUS 17-210 G Metropol

Motor N60 CNG

Número de tanques/capacidade GNV (litros) 9 x 80

Comprimento total 12m

PBT técnico (kg) 17.000

Nível de emissão Euro VI

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *