Instituto Paulista de Transportes de Cargas (IPTC) lança 2ª edição do Guia de Boas Práticas do E-commerce. A partir de levantamento de números do setor, o IPTC construiu uma proposta de alinhamento como recomendação para empresas do segmento de transporte de cargas. Além disso, o guia conta com informações técnicas sobre práticas de mercado e formação de tarifas condizentes e competitivas.
As práticas se dividem em algumas etapas presentes no TRC e normatizam qualquer produto entregue ao consumidor, como o frete peso e frete valor, GRIS, devolução, reentrega e cubagem. A missão do relatório é fornecer aos transportadores uma visão geral dos principais itens que compõem o serviço de entregas. O intuito é trazer boas práticas de referência de mercado, gerar a discussão sobre itens que compõem a proposta comercial e criar um canal de aperfeiçoamento para o transportador.
“Este é um guia que desenvolvemos justamente para facilitar o ambiente de e-commerce e tornar confiável a aquisição de produtos pela internet. Além disso, acreditamos que boas práticas na área impulsionam a rotatividade do setor de TRC, movimentando não apenas o setor em si, mas também todo o mercado de importação e exportação”. Comenta Raquel Serini.
O e-commerce
Segundo o guia, em 2022, o segmento de e-commerce obteve crescimento de 12,5% em vendas em comparação a 2021. Também houve crescimento de 5% no número de consumidores. Os números de pedidos foi 10% maior na mesma comparação.
O relatório também aponta que 80% do mercado está concentrado em apenas 5 players, 64% dos usuários dos Correios se queixam dos preços abusivos, e apenas 10% de crescimento é esperado até 2027 para o e-commerce brasileiro.
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