Índice de Defasagem dos fretes é apresentado no CONET&Intersindical

Por Freelers

- agosto 8, 2016

Foi realizado nesta quarta-feira, 03, a segunda edição de 2016 do CONET. O evento reuniu um grande número de empresários e líderes do setor de transporte rodoviário de cargas. Após a primeira edição do ano ter sido realizada na cidade de São Paulo durante o mês de janeiro, Bento Gonçalves (RS) foi a sede escolhida para abrigar esse importante evento para o TRC.

O evento começou com o discurso de Paulo Caleffi, presidente da Fetransul, entidade anfitriã do evento. Caleffi citou a necessidade do realinhamento dos preços que o setor pratica. “O evento foi muito concorrido, muitos transportadores, muitos presidentes de sindicatos, de federações, e associações, e isso demonstra claramente a necessidade que o setor está de realinhar seus preços, realinhar suas tarifas para poderem alimentar qualquer esperança de rentabilidade”.

Para Urubatan Helou, vice-presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), essa edição do CONET, deve ser histórica pelo momento do país. “Esse CONET, aonde trataremos do INCT e da evolução dos custos do transporte, pode ser o CONET mais histórico que tenhamos assistido”.

Urubatan também se mostrou otimista quanto ao sucesso do evento. “Eu acho que sairemos daqui com a missão cumprida. Com a missão das entidades cumpridas. O que cabe a entidade fazer, é isso que ela está fazendo agora, participar”.

Estudos e apresentações técnicas do setor

Neuto Gonçalves dos Reis, Diretor Técnico da NTC&Logística, trouxe a público o índice de variação do INCT, feita através de estudos do Departamento de Custos Operacionais – DECOPE. Para cargas fracionadas, o índice de variação foi de9,08%. Já para cargas lotação, a variação foi de 7,30%.

Em seguida, o assessor técnico da NTC, Lauro Valdívia, apresentou o resultado da pesquisa sobre a defasagem dos fretes. Entre os números apresentados, vemos uma defasagem de 22,9% nos fretes de carga lotação. Para a carga fracionada o número é de 9,81% abaixo do custo apurado pela NTC.

Ao final do primeiro dia de evento, aconteceu o jantar temático “Com a Mão na Massa”, oferecido pela Fetransul.

O CONET&Intersindical é uma realização da NTC e tem como entidade anfitriã a Fetransul. 

Fonte: NTC&Logística

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *