Fluxo de caminhões avança 3% em abril, aponta Índice ABCR

Nos últimos doze meses, índice acumula aumento de 5,2%

indice abcr

O Índice ABCR, que mede o movimento nas estradas pedagiadas, referente a abril de 2024 subiu 2,2% no comparativo com março, considerando a série livre de efeitos sazonais. Mantendo a comparação mensal dessazonalizada, no setor dos pesados o aumento foi de 3,3%.

Comparado ao mesmo período de 2023, o índice total avançou 2,9%, devido ao crescimento de 13,9% de leves, mais do que suficiente para compensar a queda de 0,4% de pesados. Nos últimos 12 meses, o índice total acumula crescimento de 5,2%, fruto do aumento de 5,2% de veículos leves e 5,0% de pesados.

“O resultado de abril foi disseminado entre as aberturas por tipos de veículos, ainda que o tráfego de pesados tenha crescido em maior ritmo que leves. Os resultados para o índice de pesados foram expressivos nas principais métricas de desempenho de curto prazo, um desempenho que contou com fatores de calendário, como a maior quantidade de dias úteis em abril deste ano comparado com abril do ano anterior (21 x 18 dias úteis), e econômicos – o ambiente macroeconômico tem sido favorável ao tráfego de pesados, dadas as melhores condições financeiras e a geração adicional de vagas de trabalho, que estimulam a demanda de bens de consumo industrializados e varejistas. O escoamento da produção agrícola também contribui para o aquecimento da demanda por fretes”, destacam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.

Em São Paulo, Índice ABCR de pesados aumenta 15,9% em abril

Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos cresceu 2,4% em abril, em termos dessazonalizados. O segmento de leves apresentou alta de 2,3% e pesados elevação de 3,0%.

Em relação ao mesmo período de 2023, o índice total aumentou 4,1%. O fluxo pedagiado de veículos pesados cresceu 15,9% e, em menor magnitude, veículos leves mostrou alta de 1,0%.Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 5,5%, fruto do aumento de 5,5% de veículos leves e 5,5% de pesados.

LEIA MAIS: Brasil é um dos maiores mercados da plataforma ContiConnectBrasil é um dos maiores mercados da plataforma ContiConnect

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!