O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de pneus inteligentes para a Continental entre 31 países em que a marca comercializa a plataforma de monitoramento ContiConnect. São mais de 7.900 unidades rodando em 1.800 veículos acompanhados por 47 estações de leitura da rede Truck Center ContiConnect instaladas nas principais rodovias.
À frente do Brasil, os principais mercados são os Estados Unidos e o Canadá. Um levantamento da empresa constatou mais de 90 mil pneus conectados operando em 16.400 veículos em 2023 no mundo.
Integrada por um sensor instalado na parte interna do pneu, uma estação para leitura automática da pressão e da temperatura e com um portal para gestão e acompanhamento das informações, essa tecnologia permite que os gestores monitorem, a partir de único local, os dados de todos os pneus de seus caminhões ou ônibus e tomem providências imediatas caso ocorra uma baixa crítica da pressão ou o aumento da temperatura dos pneus.
“A entrada em operação da rede Truck Center ContiConnect nos permitiu oferecer capilaridade, a possibilidade de levar do pátio para a revenda esse serviço de monitoramento e oferecê-lo não apenas para as grandes frotas, mas também para as pequenas e até para os motoristas autônomos. Além de trazer benefícios diretos para a economia de combustível, o ContiConnect amplia a vida útil dos pneus e reduz os custos operacionais das frotas, ampliando a sua eficiência ao garantir que os veículos fiquem menos tempo parados”, explica Thais Oliveira, diretora de Vendas de Pneus de carga da Continental.
A gestão dos pneus é fundamental para a lucratividade do negócio. “Nosso objetivo é prover ao nosso cliente final o menor custo total de direção, prolongando a utilização do pneu e protegendo, assim, o investimento realizado em sua aquisição. Rodar com a pressão correta melhora em 1% o custo com combustível, que é um dos mais expressivos para uma frota”, conclui Thaís Oliveira, que observa que no caso dos ônibus urbanos essa economia é ainda maior.