Nesta semana foi divulgado o relatório de mercado sobre veículos elétricos (zero emissão) na Europa pelo International Council on Clean Transportation (ICCT). Enquanto os caminhões pesados cresceram lentamente, os comerciais leves e médios deram um salto razoável.
No setor de veículos pesados (acima de 12 toneladas), sua participação de mercado foi de 1,2% no primeiro semestre de 2024 (1.651 ZEVs de 141.101 no total). Um aumento contra os 0,7% registrados no primeiro semestre do ano passado.
Já os veículos elétricos médios e leves zero emissão mostraram um salto maior, passando de 4,9%, em participação de mercado no primeiro semestre de 2023 para 9,3% no primeiro semestre de 2024. Ao total foram 2.400 caminhões no primeiro semestre de 2024 contra 1.270 (crescimento de 86%).
Os dados ajudam a corroborar a mensagem que ficou após a IAA 2024, de que o mercado não adotou completamente a transição energética, nem na Europa. Apesar de estar em uma curva ascendente, principalmente no setor de pesados, esse avanço ainda é lento. Tanto é que a maioria das soluções elétricas apresentadas no Salão de Hannover foram para veiculos médios, leves ou ônibus.
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Marketshare de veículos elétricos pesados
Falando sobre quotas de mercado, a Volvo Trucks manteve sua posição de liderança no mercado de caminhões pesados de emissão zero no segundo trimestre com uma quota de 43,5%, impulsionada pela venda de 104 unidades do modelo 4×2 FM e 91 unidades do modelo 4×2 FH. A Renault seguiu com uma quota de mercado de 17,3%, e a Mercedes-Benz capturou uma quota de 14,8%.
A Alemanha segue a liderar as vendas de caminhões pesados de emissão zero no segundo trimestre de 2024, detendo 37% do mercado com 335 unidades vendidas. A França e a Holanda representaram 16% e 17% do mercado, respectivamente.
Marketshare de médios e leves
A Ford continuou a liderar o mercado de veículos comerciais leves e médios de emissão zero no segundo trimestre de 2024 com 41,5% das vendas, e estas foram impulsionadas principalmente pelo eixo 4×2 Ford Transit. A IVECO seguiu de perto com mais de um terço de todas as vendas de ZEV neste segmento, impulsionadas principalmente por seu eixo 4×2 Iveco Daily; 475 foram vendidos neste trimestre.
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