A novidade para a linha Meteor 2025, que será apresentada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus durante a Fenatran 2024, é o freio retarder que passa a equipar os modelos 28.480 e 29.530, opcionalmente. Se trata de um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo de forma expressiva o uso e o desgaste dos freios de serviço.
“Ao ser ativado, cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.
De acordo com a montadora, o freio retarder do Meteor possui seis estágios de acionamento e atua de forma automática, mas que também ser gerenciado manualmente pela alavanca na coluna de direção. “Oferece potência combinada de até 1.225 cv”, conta o executivo.
O sistema proporciona menor desgaste de peças como lonas e tambores de freio, além de manutenção simplificada. Os componentes têm a vida útil preservada e os caminhões ficam menos tempo parados para reparo. “O dispositivo permite ainda que os veículos mantenham a velocidade média maior. E, ao reduzir a necessidade de frenagens frequentes, não apenas gera economia de combustível, como também diminui as emissões”, afirma Chaves.
Segundo a VWCO, os modelos equipados com o retarder contam com uma ferramenta para controle e auxílio na frenagem. Batizado de nível máximo inteligente, o sistema seleciona automaticamente a potência máxima de frenagem com base na carga transportada pelo veículo, na configuração dos eixos traseiros e no atrito com o solo.
Agora, a linha Meteor também passa a contar com os controles de velocidade de cruzeiro associados ao retarder. Os modelos 28.480 e 29.530 também podem ser equipados com o novo pacote Highline.