Na véspera do IAA Transportation 2024, a Daimler Truck revelou os seus destaques para a maior feira de veículos comerciais do planeta, que acontecerá em Hanover, na Alemanha, de 17 a 22 de setembro. Com foco na descarbonização e digitalização do transporte, foi apresentado o caminhão Mercedes-Benz eActros 600, o primeiro modelo elétrico da marca voltado para as longas distâncias.
O Mercedes-Benz eActros 600 possui alta capacidade da bateria para mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo elétrico que permitem que o eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilômetros em operações com PBT (Peso Bruto Total) de 40 toneladas. De acordo com a montadora, em operações com troca de motoristas, o modelo poderá percorrer mais de 1.000 quilômetros diariamente por meio de estações de recarga disponíveis ao longo de seu trajeto.
Recentemente, dois protótipos de produção quase em série participaram de um teste de quase sete semanas para demonstrar o desempenho operacional do eActros 600, viajando mais de 15.000 quilômetros por 22 países europeus, tendo sido o teste mais extenso da história da Mercedes-Benz Trucks. O experimento, com os caminhões elétricos com PBT de 40t, constatou que o eActros 600 registrou consumo médio de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros, o que representaria 10 litros de diesel em veículo equivalente a combustão. Dependendo das circunstâncias operacionais, a Daimler também observou que seu caminhão elétrico poderia até superar os 600 km de autonomia.
Em linha
A Daimler Truck dará início à produção em série do eActros 600 no final de novembro na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha. As fábricas da montadora em Mannheim, Kassel e Gaggenau, também no país germânico, respondem pelo fornecimento dos sistemas de transmissão, bateria, eixo, entre outros itens.
“Já apresentamos nossa visão para o transporte sustentável do futuro anos atrás. Para nós, o IAA Transportation 2024 gira claramente em torno da implementação dessa visão. Estamos fornecendo veículos elétricos a bateria em série nas quantidades exigidas por nossos clientes”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck.
Segundo Karin Rådström, que assumirá o cargo de CEO da Daimler Truck a partir de 1º de outubro, a indústria faz sua parte e os governos precisam fornecer a contrapartida em acelerar a transição energética. “Nosso eActros 600 é uma alternativa forte a um caminhão a diesel, graças ao seu alcance de 500 quilômetros com uma carga de bateria. Com sua alta eficiência energética, será lucrativo para os operadores de frotas. Agora é imperativo que os governos, o setor de energia e a indústria atuem juntos para impulsionar a expansão da infraestrutura de carregamento público”, defende a executiva.
Até o momento, o modelo eActros já conta com mais de 2.000 unidades encomendadas durante o período de pré-vendas.