IAA: Daimler eletrifica o transporte de longa distância

O Mercedes-Benz eActros 600 foi apresentado para o transporte rodoviário de cargas de longas distâncias no mercado europeu

Mercedes-Benz eActros 600
Mercedes-Benz eActros 600

Na véspera do IAA Transportation 2024, a Daimler Truck revelou os seus destaques para a maior feira de veículos comerciais do planeta, que acontecerá em Hanover, na Alemanha, de 17 a 22 de setembro. Com foco na descarbonização e digitalização do transporte, foi apresentado o caminhão Mercedes-Benz eActros 600, o primeiro modelo elétrico da marca voltado para as longas distâncias.

O Mercedes-Benz eActros 600 possui alta capacidade da bateria para mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo elétrico que permitem que o eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilômetros em operações com PBT (Peso Bruto Total) de 40 toneladas. De acordo com a montadora, em operações com troca de motoristas, o modelo poderá percorrer mais de 1.000 quilômetros diariamente por meio de estações de recarga disponíveis ao longo de seu trajeto.

Mercedes-Benz eActros 600Recentemente, dois protótipos de produção quase em série participaram de um teste de quase sete semanas para demonstrar o desempenho operacional do eActros 600, viajando mais de 15.000 quilômetros por 22 países europeus, tendo sido o teste mais extenso da história da Mercedes-Benz Trucks. O experimento, com os caminhões elétricos com PBT de 40t, constatou que o eActros 600 registrou consumo médio de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros, o que representaria 10 litros de diesel em veículo equivalente a combustão. Dependendo das circunstâncias operacionais, a Daimler também observou que seu caminhão elétrico poderia até superar os 600 km de autonomia.

Em linha

A Daimler Truck dará início à produção em série do eActros 600 no final de novembro na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha. As fábricas da montadora em Mannheim, Kassel e Gaggenau, também no país germânico, respondem pelo fornecimento dos sistemas de transmissão, bateria, eixo, entre outros itens.

Já apresentamos nossa visão para o transporte sustentável do futuro anos atrás. Para nós, o IAA Transportation 2024 gira claramente em torno da implementação dessa visão. Estamos fornecendo veículos elétricos a bateria em série nas quantidades exigidas por nossos clientes”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

Segundo Karin Rådström, que assumirá o cargo de CEO da Daimler Truck a partir de 1º de outubro, a indústria faz sua parte e os governos precisam fornecer a contrapartida em acelerar a transição energética. “Nosso eActros 600 é uma alternativa forte a um caminhão a diesel, graças ao seu alcance de 500 quilômetros com uma carga de bateria. Com sua alta eficiência energética, será lucrativo para os operadores de frotas. Agora é imperativo que os governos, o setor de energia e a indústria atuem juntos para impulsionar a expansão da infraestrutura de carregamento público”, defende a executiva.

Karin Rådström
Karin Rådström, nova CEO da Daimler Truck.

Até o momento, o modelo eActros já conta com mais de 2.000 unidades encomendadas durante o período de pré-vendas.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!