Durante o Daimler Truck Media Night, ocorrido na véspera da abertura do IAA Transportation 2024, foi destacada a evolução da digitalização da mobilidade, em que a expressão “veículo definido por software” foi bastante reforçada ao longo do evento. A Mercedes-Benz afirma que esta será a próxima “revolução” tecnológica para o setor de transportes.
Juntamente com a descarbonização do transporte, a Daimler Truck está mirando seu futuro em direção aos veículos comerciais definidos por software. A última geração de caminhões, como o eActros 600 e o Actros L, já está equipada com uma arquitetura mecatrônica aprimorada, que permite um processamento de dados até 20 vezes mais rápido do que antes.
Os sistemas de segurança foram aprimorados, incluindo as seguintes ferramentas: Active Brake Assist 6, Active Sideguard Assist 2, Multimedia Cockpit Interactive 2, Função de Avisos de Tráfego conectados. Futuramente, tais dispositivos serão ativados “over-the-air” (por sinais) no próprio caminhão, sem que o veículo precise se dirigir a uma concessionária Mercedes-Benz.
Para aproveitar totalmente o poder do software e alcançar um possível salto quântico, será necessário reduzir o número de unidades de controle descentralizadas com seus diferentes sistemas operacionais e redefinir a arquitetura mecatrônica completamente.
“O futuro do transporte rodoviário é livre de emissões e baseado em software. É por isso que estamos redefinindo nossa arquitetura de veículos e pretendemos desenvolver um padrão da indústria junto com o Volvo Group: uma arquitetura enxuta e de alto desempenho com um sistema operacional dedicado. Isso nos permitirá estabelecer a base para veículos comerciais definidos por software que podem oferecer aos nossos clientes um nível sem precedentes de segurança, conforto e eficiência. Após muitos passos evolutivos, estamos prestes a dar um salto revolucionário à frente – e escrever o código para o futuro do transporte rodoviário”, analisa Andreas Gorbach, Membro do Conselho de Administração responsável pela Tecnologia de Caminhões Daimler Truck.
Em sua visão de futuro, a Daimler diz os veículos fornecerão mais segurança ao motorista e demais agentes da mobilidade, por meio do reconhecimento de riscos muito antes que os sentidos humanos sejam capazes de fazê-lo. Além disso, o caminhão do futuro assumirá tarefas administrativas e de documentação, por exemplo, transmitindo automaticamente os papéis de frete e entrega em formato digital ou reservando uma vaga de estacionamento junto com uma estação de carregamento e um espaço para chuveiro, bem como poderá encomendar refeições ao motorista.
Segundo a montadora, o caminhão definido por software pode se tornar um parceiro comercial ativo para empresas de logística, pois o poder de computação de alto desempenho torna possível que grandes quantidades de dados — como topografia, tráfego ou preços atuais de eletricidade e hidrogênio ao longo de uma rota — sejam analisados em tempo real e otimizados de forma contínua. Isso pode tornar a operação dos veículos mais eficiente.
A expectativa é de que a joint venture entre a Daimler Truck e o Volvo Group forme a base para essa visão de futuro do transporte. O objetivo é desenvolver em conjunto uma plataforma padronizada de veículo definido por software como um padrão da indústria para veículos comerciais e, portanto, potencialmente também para outros parceiros e clientes. Especificamente, a joint venture deve ser encarregada de especificar e adquirir as unidades de computação centrais e poderosas que serão incorporadas aos veículos no futuro e serão capazes de processar grandes quantidades de dados.
Outro aspecto relevante é que a joint venture pretende desenvolver o sistema operacional e a plataforma de programação com base nos quais a Daimler Truck e o Volvo Group poderão desenvolver seus aplicativos voltadas aos usuários clientes de forma independente. Além disso, os ciclos de desenvolvimento de software e hardware serão desacoplados um do outro no futuro, o que também tornará possível aos clientes comprar ofertas digitais adicionais e implementar atualizações “pelo ar”, mesmo após a compra do veículo. Isso significa que os veículos permanecerão atualizados por mais tempo.