Apesar dos ônibus não serem o grande destaque da IAA 2024, que acontece até o dia 22 em Hannover, na Alemanha, alguns expositores (Bluebus, Daimler Truck, Habas, Higer, King Long, Scania, Sinotruck, Wisdom Motor) representaram o setor por lá. Veículos totalmente elétrico ou a hidrogênio deram o tom dos novos modelos lançados por lá.
A Daimler Truck naturalmente voltou seus holofotes para os lançamentos no setor de caminhões, mas não deixou de apresentar algo no setor de transporte urbano: o novo eCitaro K de 10m foi anunciado na feira. O modelo segue seus “irmãos” Citaro G e eCitaro 12 metros que já estão estabelecidos no mercado europeu.
O veículo tem distância entre eixos de 1,5 metros, a capacidade é de até 84 passageiros. Seu pack de baterias pode ser composto de quatro à seis conjuntos, tendo cada um a capacidade de 98 kWh. Ou seja, sua capacidade total varia entre 392 a 589 kWh. A Daimler Truck diz que mais de 300 km são atingíveis com a configuração de capacidade máxima, desde que as condições sejam favoráveis.
Segurança do eCitaro K
“Estamos impulsionando ativamente a transformação em direção ao transporte de passageiros localmente neutro em CO2. Nosso novo eCitaro K significa que, enquanto isso, temos cinco ônibus urbanos eletrificados em nosso portfólio, o que nos permite cobrir virtualmente todos os casos de uso relevantes no transporte público local. Além disso, oferecemos, junto com nossa subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH, soluções turnkey para a operação de uma frota de ônibus urbanos elétricos.” disse Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses