Já posicionada como um forte player no mercado de ônibus no Brasil, a Higer quer também abalar o mercado de caminhões e vans elétricas no país. A marca já anunciou que na FENATRAN, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro, em São Paulo, vai apresentar de forma oficial seus modelos elétricos.
Os grandes destaques são um caminhão pesado, de PBT de 40 toneladas, e um furgão (126kw com autonomia de 350 km) com versões de 3,5 e 5 toneladas de PBT. Ambos com motor DANA e baterias CATL. Segundo Marcelo Barella, diretor de vendas da Higer (foto), a ideia é ter uma montagem local em breve para esses produtos para avançar o desenvolvimento tecnológico futuro por aqui:
“Queremos nos posicionar como uma fabricante que ajuda as empresas a evoluírem. Queremos que o mercado se desenvolva. A promessa é as primeiras unidades saiam montadas no primeiro semestre de 2025. Vamos começar com ônibus, depois validação dos caminhões, vans e assim vai. Passo a passo, com pé no chão“.
Estratégia de vendas
Marcelo também comentou sobre a estratégia de vendas da marca por aqui. O pensamento é atacar, segundo ele, a maior carência do mercado, que é vans robustas e com maior autonomia.
“Atrasamos a vinda das vans porque teríamos que esperar o lançamento da CATL das baterias mais finas. Se a gente colocasse as baterias antigas, o carro ia ficar mais pesado e com menos espaço de carga”.
A empresa também vai abrir rede de distribuidores, mas a priori, o projeto será voltado para atuar em grandes empresas. “Teremos uma lista para começar as experimentações, definir o público-alvo, ajustar o que precisar ser ajustados e aí sim começar a expansão do projeto”.
]Simuladores para treinamento
Tão importante quanto ter o produto, é saber tirar o maior proveito disso. Seja em ônibus, caminhões ou vans, o desempenho do veículo aumenta significativamente com um bom uso. Por isso, a TVEX, parceira da Higer no Brasil, está importando dois simuladores para treinar motoristas de caminhões, vans e ônibus. Eles serão mostrados na FENATRAN, depois vão passar por testes com empresas, que não foram reveladas, e aí então vão para o mercado.
Autonomia e estrutura de recarga
Cadu Souza, CEO da TEVX Higer, falou sobre a adoção da nova tecnologia de baterias da CATL que já estão em aplicação e devem melhorar a autonomia dos produtos.
“Estamos fazendo testes em Belém e Salvador atualmente. A partir de agosto, todos os nossos ônibus chegam com a tecnologia nova da CATL (O veículos que trazia 12 packs, agora vai trazer 9, e terá uma autonomia maior. O carro vai atingir 350 km, E Nos caminhões ainda faremos os testes”
Em relação à estrutura de recarga, que é a maior dor da malha brasileira atualmente, Cadu afirmou que vai depender do tipo de uso.
“Estamos atendendo a recarga noturna no centro de distribuição. Quando for necessário uma recarga intermediária, a gente vai avaliar a melhor resposta. Depois das análises de potência de autonomia, nós saberemos onde colocar os pontos de recarga.
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