Mais uma capital brasileira vai caminhando, ainda que lentamente, rumo à eletrificação do transporte público. Nesta quarta-feira (3), o prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, recebeu os primeiros cinco veículos elétricos da TEVX Higer. Essa entrega marca o início da operação da montadora na região Norte do país.
“A emissão de gases do efeito estufa vai ser bastante reduzida. Nós estaremos contribuindo já para mostrar ao mundo, durante a COP, que Belém é uma metrópole, e uma das poucas na região da Amazônia, que está de forma concreta dando o direito ao povo humilde de ir e vir em conforto, mas oferecendo também ao planeta condições de superar essa crise que está causando muitas catástrofes e atingiu a Amazônia recentemente com a seca em rios importantes, inclusive o Rio Amazonas”. Disse o prefeito.
Detalhes técnicos
Os veículos AZURE A12BR, modelo padrão com 12 metros de comprimento, zero emissão de poluentes e ruídos, são construídos em monobloco. O veículo também conta com um exclusivo sistema de ajoelhamento de suspensão e um piso baixo total.
Os ônibus possuem autonomia de 270 quilômetros, capacidade para até 76 passageiros e carregamento total em menos de 3 horas, um excelente desempenho potencializado por seu exclusivo sistema de freios regenerativos que pode aumentar a autonomia do ônibus em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação.
Ana Valéria Borges, superintendente da SEMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém), destaca a redução de barulho que o veículo entrega e comenta que esse é o primeiro passo a ser rumo a uma maior preservação do meio ambiente:
“O equipamento é extremamente silencioso. Um dos primeiros pontos é a redução do estresse do motorista. O passageiro também não vai ouvir barulho do motor dentro do ônibus e vamos ter o equipamento com ar condicionado funcionando para todo mundo usufruir. Isso mostra a preocupação da Prefeitura, do Prefeito Edmilson, na melhoria do transporte público coletivo da cidade. Estamos falando de uma preocupação real com o meio ambiente. Já vimos o que aconteceu em outras cidades do Brasil. Esse é o primeiro passo, sabemos que o caminho é longo, mas o primeiro passo tinha de ser dado”.
Para Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina, é um orgulho para a TEVX Higer participar deste momento tão importante para Belém e levar para a cidade tecnologia de ponta em eletromobilidade: “Esse é um veículo que certamente vai surpreender os usuários, não apenas pela sua condição exclusiva de acesso, mas principalmente por dispor de um sistema de climatização diferenciado, que foi testado e aprovado em Cuiabá como também em Dubai durante a COP26, e que certamente agradará a população de Belém, que convive naturalmente com altas temperaturas em grande parte do ano”. O veículo que chega a Belém segue o padrão de excelência mundial da marca tendo segurança, conforto e eficiência operacional como pilares estratégicos da marca.
LEIA MAIS: Vendas de caminhões acusam alta de 12% no semestre

