O Grupo SADA utiliza, de forma pioneira, uma tecnologia que minimiza o impacto das tempestades de granizo. O Sistema Antigranizo está instalado em São José dos Pinhais (PR) e utiliza tecnologia avançada para alertar com antecedência e proteger os veículos armazenados em pátios logísticos. Segundo a empresa, a inovação promete revolucionar a forma de garantia de segurança e a proteção na área da logística.
O Sistema foi instalado no dia 15 de dezembro de 2023 e já foi acionado em mais de 10 ocasiões. O aviso acontece 30 minutos antes e é fornecido por meio do acompanhamento climático (PDR RADAR). Atualmente, a operação recebe uma média de 4 mil veículos por mês e o novo sistema promete evitar gastos ao se tornar uma nova forma de proteção.
A escolha da filial em São José dos Pinhais foi estratégica, considerando que a região é propensa a tempestades de granizo. Porém, após a bem-sucedida implementação, duas outras filiais estudam a implementação do sistema em 2024.
Aviso sonoro
Durante sua operação, especialmente antes das chuvas, o sistema emite um ruído, que é percebido pela vizinhança. Mesmo que o som se encontre dentro do limite permitido, em torno de 68 dba (pressão acústica), a empresa incluiu a instalação de abafadores para reduzir o impacto sonoro. Além disso, o grupo SADA certificou-se de que o Sistema Antigranizo, utilizado com sucesso e segurança em plantações na Europa, não apresenta impactos ambientais adversos.
“O Sistema Antigranizo é uma importante medida preventiva das nossas operações. Ao evitar os danos provocados por eventos climáticos, estamos também reforçando a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Além disso, estendemos essa proteção a outros ativos críticos, como equipamentos e instalações da filial, demonstrando nosso compromisso abrangente com a segurança e a excelência operacional, diz Marcelo Loureiro, diretor de Operações de Transporte e Logística do Grupo SADA”.
Leia também: Grupo Sada aproveita Voluntários do Bem para realização de projetos sociais