Como plataforma integrada de gestão de combustíveis, a Gauss Fleet opera no mercado brasileiro desde 2018. Seus sócios já trabalhavam numa multinacional russa e desenvolveram um software especializado no transporte fora de estrada.
Normalmente com operações indoor, esse nicho atendia as frotas de máquinas e caminhões para construção e mineração principalmente. Hoje, com abrangência nacional, a Gauss Fleet consegue total conectividade, através de soluções de IoT, Big Data e Inteligência Artificial.
São dois modos de operação. O primeiro envolve a Starlink e wi-fi rastreador inteligente que se comunicam através de uma carretinha física conectada via wi-fi. Com alcance deste último de 2 quilômetros o dispositivo manda as informações à nuvem da empresa via Starlink. “Esta é uma solução para grandes frotas, a partir de 150 máquinas”, diz Vinicius Callegari, (foto),CCO da Gauss Fleet.
Outra possibilidade é o Gauss to go. A solução utiliza um veículo de apoio da própria empresa que se aproxima da máquina e descarrega as informações sem a necessidade da carretinha. O software é customizado e conta com gerente de produto e acompanhamento.
Controle máximo
Nas contas de Callegari, a economia no geral varia entre 30 e 40%, somando-se a redução de despesas com combustível e a manutenção, tanto corretiva como preventiva. Boa parte da economia vem da gestão de contratos, pois a maioria dessas frotas são das empresas de locação.
“A indústria tem frota terceirizada. A Gerdau, por exemplo, que aluga 500 máquinas, automatizou a medição de contratos e descobriu que poderia locar uma quantidade de equipamentos bem menor”, comenta o executivo.
Uma vantagem vinda do aumento da disponibilidade da frota, obviamente é a queda da ociosidade e um controle efetivo do contrato e da eficiência. “Um dos nossos clientes em três meses economizou R$ 40 milhões. Foi um operador logístico, que agora tem tudo sob controle”.
Por essas e outras, a Gauss Fleet registra um crescimento de 85% nesses dois últimos anos. A empresa hoje atende 8 mil máquinas gerenciadas de 35 empresas, incluindo frotistas com mínimo 150 máquinas.