Frota&Cia anuncia os ganhadores do Prêmio Lótus 2023

Certificação que completa 30 anos de realização revela as marcas e modelos de caminhões, ônibus e utilitários que conquistaram a preferência dos transportadores brasileiros em 2022, com base no número de licenciamentos no Renavam .

A revista Frota&Cia anunciou os ganhadores do Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2023. Em sua 30ª edição, a mais cobiçada e reconhecida certificação do mercado brasileiro de veículos comerciais englobou um total de 32 categorias. Incluindo as 14 marcas que alcançaram o topo do ranking de fabricantes, além dos 11 caminhões e 4 utilitários mais licenciados no país em 2022. Por fim, para marcar os 30 anos da premiação, também foram homenageados o fabricante e o veículo que conquistaram o maior número de certificações no período.

“A definição dos ganhadores do Prêmio Lótus Campeão de Vendas leva em conta um critério acima de qualquer suspeita”, declara o jornalista José Augusto Ferraz, idealizador da certificação. As marcas e modelos de caminhões, ônibus e utilitários premiados são escolhidas com base nos licenciamentos do ano anterior informados no Renavam (Registro Nacional de Veiculos Automotores) e divulgados pela Fenabrave e Anfavea, além dos números oficiais de produção de carrocerias fornecidos pela Fabus”.

Em 2023, o estudo realizado pelo FrotaDataBank, braço estatístico de Frota&Cia, avaliou o desempenho de exatos 340 caminhões, 67 utilitários e 44 fabricantes e distribuidores de veículos comerciais que disputam o mercado brasileiro. O trabalho completo está disponível para consulta a partir de 16 de fevereiro, na forma do Ranking 2022 do Mercado de Veículos Comerciais, que integra a edição de janeiro/fevereiro de Frota&Cia.

Destaques do ano

Dois fabricantes foram destaques na edição 2023 do Prêmio Lótus Campeão de Vendas. A Mercedes-Benz somou nada menos que oito certificações, incluindo a de “Marca de Chassi de Ônibus”, por conta da liderança reafirmada nesse mercado. Sem contar a homenagem especial em reconhecimento aos 196 diplomas conquistados pela marca nos 30 anos da premiação. Logo depois aparece a Volkswagen Caminhões e Ônibus com um total de sete certificações, entre elas a de “Marca de Caminhão”, por ter alcançado o topo do ranking de vendas na categoria pelo segundo ano seguido.

Já o título de “Caminhão do Ano”, atribuído ao veículo recordista em volume de vendas em 2022, entre todas as categorias de peso, coube ao Volvo FH 540 6x4T, eleito pelo quinto ano consecutivo. Entre os utilitários, destaque para o Fiat Fiorino que, pelo 28º ano seguido foi reconhecido como a “Furgoneta de Carga” do ano; fato que rendeu a esse pequeno notável outra consagração na categoria Especial 30 anos: a de veículo recordista do Prêmio Lótus Campeões de Vendas.

Outra novidade da edição foi a inclusão de uma nova categoria a partir de agora, com o objetivo de reconhecer os veículos elétricos de carga que começam a despontar no mercado nacional. O destaque do ano foi o caminhão Iev1200T, fabricado pela JAC Motors, o mais vendido entre os 12 modelos que competiram nessa categoria.

Confira, a seguir os ganhadores do Prêmio Campeão de Vendas 2023, de Frota&Cia, organizados por categoria e por típo de veículo e marca.

VEÍCULOS UTILITÁRIOS

CAMINHÕES

MARCA DO ANO

CATEGORIA ESPECIAL – 30 ANOS

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!