Procura por fretes avança 165% em novembro, aponta startup

A plataforma acredita que os motoristas estão buscando cada vez mais por fretes no meio digital para resolver problema de falta de cargas

Frete no Brasil

Segundo estudo da Fretebras, o número de buscas de frete rodoviário feitas pelos motoristas aumentou 165% no mês de novembro de 2022, em comparação com o mesmo mês de 2021. O total de caminhoneiros cadastrados na plataforma de fretes também registrou crescimento: 28% no mesmo período.

A empresa acredita que os motoristas estão apostando cada vez mais na digitalização para resolver o problema de falta de cargas no mercado. Mesmo com o avanço de 0,4% no PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2022, segundo o IBGE, a alta de juros e incerteza fiscal, que poderiam impactar ainda mais na inflação, acabam afetando o crescimento econômico, o que reflete numa quantidade menor de cargas para os motoristas.

“A grande vantagem da Fretebras é que reduz o tempo ocioso do caminhoneiro, ou seja, eles diminuem muito o tempo que rodam com o caminhão vazio. Segundo estudos do setor, de 40 a 60% dos caminhões rodam com capacidade ociosa, quer dizer, espaço vazio na carreta que pode ser preenchido por mais cargas. Além disso, em um terminal de cargas, o motorista podia consultar umas poucas dezenas de cargas. Com um aplicativo como o nosso, ele pode navegar por mais de 50 mil fretes diários”, afirma Bruno Hacad, diretor de Operações da Fretebras.

Um levantamento da Associação Brasileira de Logística (Abralog) demonstra que o Brasil perde em média 9 bilhões de dólares por ano com a falta de eficiência e modernização do seu setor logístico. Para a Fretebras, este é o benefício da digitalização dos caminhoneiros, que usando os apps de frete também ganham em eficiência, pois têm um maior número de cargas para procurar, conseguem fechar um frete em questão de minutos e não precisam ficar mais esperando nos terminais de carga.

A plataforma também lançou, recentemente, a sua conta digital, com o intuito de trazer mais segurança no recebimento dos fretes. Atualmente, são mais de 140 mil motoristas que já possuem a conta da Fretebras e que, além da garantia de recebimento do frete, contam com descontos diferenciados no diesel, por conta da parceria da Fretebras com 3 mil postos credenciados da Rede Pró-Frotas.

Leia também: Alta das exportações de milho eleva frete até 120% acima da média

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!