A FPT Industrial apresenta na Fenatran 2022 seus novos motores para o Euro VI destacando o protagonismo do diesel e o aumento da eficiência dos motores a combustão, para atingir as metas de CO2 das frotas, a curto e médio prazo.
A marca foi a primeira fabricante a homologar um motor para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), com o FPT F1C.
A nova geração FPT Euro VI das Séries F1, NEF e Cursor agrega, segundo a empresa, mais eficiência e desempenho, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT). Além de mais robustez e economia, com soluções como o sistema de pós-tratamento HI-eSCR, com consequentes intervalos de manutenção ampliados e TCO otimizados em todas as aplicações.
Motor FPT F1C
Na Fenatran o público poderá ver de perto no estande da marca o FPT F1C Euro VI, motor que acelera o IVECO Daily e o Volkswagen Delivery Express+. A nova geração do propulsor evoluiu em torque em baixas rotações, com consumo de combustível até 6% inferior, além de apresentar intervalo de revisões ampliado, de até 30 mil quilômetros.
O desenvolvimento para o Brasil considerou a adequação do diesel do país, tecnologias e condições de rodagem, com solução de pós-tratamento combinada SCR (redução catalítica seletiva)/EGR (recirculação de gases de escape), proporcionando o melhor desempenho e consumo conforme o ambiente de operação. Nas missões urbanas, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Em missões extraurbanas o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada.
Motor FPT N67
Para o IVECO Tector, o motor FPT N67, solução mais compacta e econômica da classe, ficou ainda mais potente, econômico e tecnológico com a chegada do Euro VI.
O FPT N67 Euro VI traz a solução em pós-tratamento HI-eSCR patenteada pela FPT Industrial. Uma nova calibração que promete entregar melhores controles e eficiência em dirigibilidade e consumo do motor, além do freio motor. A arquitetura sem EGR garante a máxima eficiência de combustão, com significativa redução do consumo de combustível e maior desempenho.
“O motor FPT N67 Euro VI proporciona alto torque, potência e menores intervalos de manutenção. São atributos que resultam em maior produtividade”, explica Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.
LEIA MAIS: Focus on Fenatran entrevista Edinilson Almeida, da FTP
Motor FPT CURSOR 13
O novo IVECO S-Way apresentado na Fenatran é equipado com o motor FPT Cursor 13 Euro VI, que oferece mais potência e torque em baixas rotações, resultando em maior produtividade, redução das emissões e consumo de combustível até 15% inferior.
A redução no consumo foi alcançada graças a calibração do motor com a nova transmissão do pesado, desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a melhor escolha de troca de marchas, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.
“Todos estes atributos reúnem performance, agilidade, economia, produtividade e confiabilidade para quem dirige o caminhão”, afirma Almeida.
Desenvolvimento para o EURO IV
Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o P8 traz significativas reduções de emissões: +70% de redução de HC (hidrocarbonetos não queimados); +50% redução de MP (material particulado) e +80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).
De acordo com o ciclo de homologação de caminhões pesados, os motores Euro VI são cerca de 60 vezes mais limpos que os Euro I.
“Com o Euro VI alcançamos um produto tecnologicamente equivalente ao de mercados mais avançados nas legislações de emissões como o europeu. Evolui não só a tecnologia, como também a aplicação, proporcionando maior visibilidade aos produtos brasileiros no exterior”, destaca o diretor de Engenharia da FPT Industrial, Alexandre Xavier.
LEIA MAIS: Van elétrica 100% nacional é voltada ao segmento de last mile