A Ford apresentou duas novidades no automobilismo internacional, a picape Ford Ranger Raptor que competirá na classe Production 4WD, o rally fora-de-estrada mais severo da Austrália, e o modelo F-150 Lightning SuperTruck EV todo camuflado que iniciará testes nesta semana para retornar à “America’s Mountain”, também conhecido como Pikes Peak.
A Ford Performance retornará a Alice Springs no próximo mês para defender o título da sua classe na Tatts Finke Desert Race de 2024. “O Ranger Raptor é a plataforma global de corridas off-road da Ford Performance e estamos orgulhosos de retornar ao ambiente natural do veículo, o Aussie Outback, para defender nossa conquista de 2023”, disse Mark Rushbrook, diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Embora a equipe tenha trabalhado arduamente para melhorar o Ranger Raptor para o evento de 2024, nossa caminhonete de corrida ainda mantém o mesmo motor, transmissão e componentes de suspensão que saem do showroom”, completa.
A manutenção de veículos, gerenciamento de eventos e suporte logístico serão mais uma vez fornecidos à Ford Performance pela Walkinshaw Performance com apoio da Huseman Engineering.
A Finke Desert Race é a corrida de resistência off-road mais difícil da Austrália, cobrindo uma distância total de mais de 460 quilômetros entre Alice Springs e Aputula (Finke), ocorrendo no fim de semana de 7 a 10 de junho. “Temos um desafio emocionante pela frente para Finke em 2024. No ano passado estivemos perto de garantir o recorde geral da classe e este ano voltamos contra novos competidores”, disse Justin Capicchiano, derente de Engenharia de Desempenho e Veículos Especiais da Ford. “Finke tem uma velocidade média quase 35 km/h mais rápida que Baja e, ao reajustar a suspensão e reduzir o peso, o Ranger Raptor será a arma perfeita para Brad e Byam defenderem seu título”, completa.
Ford F-150 Lightning Supertruck EV
A Ford Performance apresentou o F-150 Lightning SuperTruck EV que competirá no Pikes Peak International Hill Climb, em 23 de junho de 2024. Revelado em janeiro de 2024, o modelo foi projetado baseado na plataforma Lightning e melhorado com uma suspensão reforçada, painéis compostos de carbono, placas de proteção e outros itens que superem as expectativas dos veículos elétricos. Novas características deverão ser reveladas em breve.