A FedEx anuncia a aquisição de um novo sorter para o Centro Logístico da empresa, localizado em Cajamar (SP). O equipamento faz a classificação automática de pedidos e permite que os processos internos sejam mais rápidos, flexíveis e confiáveis, utilizando tecnologia de ponta, principalmente para o fulfillment, processo logístico que abrange todas as etapas do e-commerce, desde o recebimento do produto no centro de distribuição, até o envio ao cliente final.
Com aproximadamente dois quilômetros de esteiras automatizadas, o novo sorter possui uma estrutura com 12 rampas para atendimento de pedidos, atuando desde a seleção do produto até a triagem do pedido para expedição, completando as etapas para garantir sua total produção. Para o processo de consolidação de pedidos, são utilizados sistemas de estrutura “put wall” que otimizam a estratégia de seleção por sku – código identificador do produto utilizado para controle do estoque – com colmeias e luzes, auxiliando os colaboradores em um atendimento com mais agilidade e qualidade.
O novo sistema complementa o alto padrão de tecnologia já implantado no Centro Logístico (CL) de Cajamar e reforça o investimento da empresa para atender o setor de e-commerce,que atualmente corresponde por 80% das remessas realizadas no local.
A unidade de Cajamar tem capacidade para processar cerca de 3.000 pedidos por hora e possui uma estrutura completa para atender itens unitários, caixas, paletes, cargas de baixo e alto valores, além de consolidação e triagem.
“Desde a idealização até a criação do projeto de Cajamar, nossa intenção sempre foi de investir em equipamentos de qualidade, o que viabiliza nosso posicionamento estratégico no mercado. A nova infraestrutura nos permite separar os pedidos em até 2 horas e, com nosso time dedicado, podemos oferecer um serviço de alta qualidade aos nossos clientes”, explica Eduardo Araújo, diretor de Logística da FedEx no Brasil.
O Centro Logístico está localizado a 30 quilômetros da capital paulista e próximo a importantes rodovias, portos e aeroportos do estado de São Paulo. Sua estrutura foi pensada para atender empresas de todos os portes e empreendedores que têm seus negócios virtuais.
A unidade foi inaugurada em 2020 e é o maior centro logístico da empresa na América Latina. Tem mais de 50.000 m², 55.000 posições-paletes e 98 docas para carga e descarga.
A modernização dos sistemas e equipamentos dos centros de distribuição da FedEx faz parte de uma série de investimentos realizados pela empresa nos últimos anos, como a abertura de novas filiais em regiões estratégicas, a renovação da frota nacional e internacional, e a expansão do número de voos entre o Brasil e os Estados Unidos.
LEIA MAIS: Estudo sugere que logística precisa de intervenções urgentes para não colapsar