A fábrica da XCMG instalada no município mineiro de Pouso Alegre completou 10 anos de operações em 06 de junho. A ocasião ficou marcada pela entrega da máquina de número 24.456 montada no Brasil, uma pá carregadeira XC958BR, que foi entregue para a Simaq.
Programa Mover

O governo federal deverá aprovar, muito em breve, o Projeto de Lei 914/2024, que cria o Programa de Mobilidade Verde e Inovação e dá incentivo fiscal à produção de veículos menos poluentes no Brasil, como forma de fomentar a inovação neste sentido. “Nós estamos avaliando em como contribuir com o Programa Mover, do governo federal. Temos mais de 5.000 patentes registradas na China. Portanto, sim, estamos com os olhos voltados para o Mover e, dentro de pouco tempo, teremos novidades neste sentido”, confirma Renato Torres, diretor Comercial da XCMG do Brasil e América Latina.
Mercado
Para 2024, a XCMG projeta um faturamento de R$ 5 bi no Brasil, o que representará um crescimento de 25%. “Vemos um futuro muito promissor. O Brasil passou por uma grande reestruturação desde janeiro de 2023 e, mesmo assim, tivemos um crescimento muito bom. Projetamos um crescimento ainda mais enérgico em termos de novos negócios e faturamento, pois contamos com a retomada dos programas de infraestrutura”, analisa Torres.
Com relação ao Rio Grande do Sul, que enfrentou eventos climáticos extremos e que, por causa disso, demandará um volume e um ritmo de obras muito mais intenso, a XCMG já está recebendo pedidos para a reconstrução da infraestrutura do estado. “Estamos acelerando as nossas entregas diante da urgência”, destaca.

Institucional Brasil
Em 2023, o vice-presidente da XCMG Brasil, Tian Dong, anunciou um novo ciclo de investimentos no país que contempla R$ 270 milhões na expansão de suas operações comerciais pelo Brasil, aquisição de novas tecnologias, bem como em P&D.
Além da fábrica, que emprega cerca de 1.000 trabalhadores diretos e cerca de 300 indiretamente, a XCMG conta com um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, composto por cerca de 80 funcionários responsáveis pela tropicalização dos produtos da marca, bem como pelo desenvolvimento de novas soluções.