Com um investimento de R$ 23 milhões, a DHL está finalizando o seu novo gateway no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A ideia é aumentar a capacidade para cargas importadas e assim agilizar o processo. Esse promete ser o maior centro logístico da empresa.
Entre as novidades estão a diminuição de riscos com processamento alfandegário e com custos bem mais competitivos que as concessionárias de aeroporto, já que tudo ocorrerá dentro das instalações. O alfandegamento noturno permite, ainda, a melhoria no tempo de trânsito em até dois dias em todo o processo de nacionalização da carga, já que o desembaraço aduaneiro ocorre na zona primária e com os despachantes exclusivos DHL Express.
“O Gateway de Viracopos está sendo referência na logística brasileira e funcionará todos os dias da semana sem interrupção. É uma operação de 24 horas de importação courier e de cargas aéreas que contará com uma área de 2,5 mil metros quadrados e um potencial de processamento de 3 mil peças por hora, sem contar a capacidade de armazenamento de cargas aéreas que só a DHL Express possui”, afirma Mirele Mautschke, CEO da DHL Express no Brasil.
Sustentabilidade também em pauta
O prédio será totalmente sustentável equipado com 164 placas de painel solar e iluminação 100% LED para a noite. Assim, a estrutura permite a utilização de iluminação natural ao dia. A expectativa é de uma redução de 45% do consumo de energia. Vale citar também o processo de captação de água para reuso.
“A DHL possui forte preocupação com temas ambientais e possui diversas ações de ESG na empresa. O investimento em Viracopos vai ao encontro de parte do compromisso da DHL com o meio ambiente, como zerar as emissões de CO2 até 2050”, explica a CEO da DHL Express.