Daimler Truck terá caminhões autônomos em 2027

Freightliner eCascadia com tecnologia de automação da Torc Robotics será lançado no mercado norte-americano em três anos

Freightliner eCascadia Autônomo

A Daimler Truck está reunindo, pela primeira vez, duas tecnologias promissoras e orientadas para o futuro: motorização elétrica e direção autônoma no Freightliner eCascadia. Com tecnologia da Torc Robotics, sua subsidiária voltada para o desenvolvimento desse tipo de sistema, o caminhão poderá operar sem supervisão humana por ser de Nível 4 da escala de automação da SAE. (Clique aqui e conheça todos os níveis).

Ao combinar tecnologias autônomas e de emissão zero em um único produto, estamos testando soluções para potenciais desafios futuros para nossos clientes”, confirma John O’Leary, presidente e CEO da Daimler Truck North America. “Queremos dar-lhes opções que lhes permitam fazer o que fazem melhor: manter o mundo em movimento hoje e no futuro. Isto requer muitos anos de previsão, questionamento, testes, aprendizagem, melhoria e cocriação com nossos clientes para finalmente encontrar a solução certa. Este caminhão é um ótimo exemplo de como iniciar esse processo”, completa.

Na aplicação hub-to-hub atualmente priorizada, o caminhão circula de forma autônoma entre centros de distribuição ao longo dos corredores rodoviários dos EUA. Num possível cenário futuro, a infraestrutura de carregamento das baterias nos centros logísticos poderá ser integrada para que a recarga aconteça enquanto o caminhão é descarregado.

Para Joanna Buttler, chefe do Grupo Global de Tecnologia Autônoma da Daimler Truck, a mobilidade autônoma tornará o transporte mais seguro e sustentável: “Juntamente com a Torc Robotics, estamos fazendo progressos significativos na introdução planejada de caminhões autônomos nos EUA em 2027. Embora dependamos de caminhões autônomos com tecnologia de acionamento convencional para isso lançamento inicial no mercado, olhamos sempre mais para o futuro. Adotaremos uma abordagem iterativa para desenvolver, testar e otimizar tecnologias de condução autónoma e com emissões zero, trabalhando com os nossos clientes de frota para explorar os casos de utilização mais promissores”, declara.

A Daimler Truck apresentou o Freightliner Inspiration Truck em 2015. Este caminhão foi o primeiro veículo comercial autônomo licenciado SAE Nível 2 para uso em vias públicas nos Estados Unidos. Atualmente, a Freightliner projeta comercializar caminhões autônomos de Nível 4 em série, no mercado dos EUA, até 2027.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!