Curitiba recebe 26 ônibus superarticulados Mercedes-Benz O 500 MDA

Ônibus em Curitiba foram desenvolvidos para operações urbanas de alta demanda e podem transportar até 195 passageiros por viagem

Por Victor Fagarassi

- agosto 3, 2026

IMAGEM PARA DISCOVERY 2026 08 03T115823.059

O chassi de ônibus superarticulado Mercedes-Benz O 500 MDA passou a operar na Rede Integrada de Transporte (RIT) da Região Metropolitana de Curitiba. Desde o início de julho, 26 unidades comercializadas pelo concessionário Savana circulam no sistema de transporte coletivo da região.

Com 23 metros de comprimento, os veículos são os primeiros modelos desse porte a operar na região metropolitana de Curitiba, segundo a Mercedes-Benz. Cada ônibus pode transportar até 195 passageiros por viagem e foi desenvolvido para atender a operações de alta demanda, como as realizadas em corredores exclusivos de transporte.

De acordo com Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o modelo foi desenvolvido a partir das necessidades apresentadas por cidades brasileiras. “Nosso Superarticulado atende às características operacionais da mobilidade curitibana, reconhecida pela alta capacidade de seus corredores exclusivos e pelo grande volume diário de passageiros”, afirma.

Detalhes técnicos do chassi superarticulado

O Mercedes-Benz O 500 MDA conta com motor BlueTec 6, compatível com a norma Proconve P8, equivalente ao padrão Euro 6. Entre os equipamentos disponíveis estão suspensão pneumática, eixo auxiliar direcional (ERA), freios a disco em todas as rodas, transmissão automática com Retarder e assistente de partida em rampa.

Para Walter Barbosa, a linha de veículos articulados da marca atende diferentes configurações de operação, considerando fatores como demanda de passageiros e custos operacionais. “Buscamos oferecer a solução mais adequada para cada realidade, considerando a demanda de passageiros e o custo de operação”, declara.

A operação dos novos veículos amplia a presença de ônibus de maior capacidade no sistema de transporte coletivo da região. A combinação entre o comprimento de 23 metros, a capacidade para até 195 passageiros e os recursos do chassi atende a serviços que concentram grande volume de usuários.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *