Colheita de soja está tecnicamente encerrada no RS

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, cresceu 8,36% em 2021. Os dados foram calculados pelo Centro de Estudos Avançados

A colheita da soja está tecnicamente encerrada (99%) no RS. Assim, restando uma pequena área em maturação a ser colhida. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado na última quinta-feira (27/05) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ao finalizarem as atividades da safra 2020/2021. Por isso, os produtores já planejam os preparativos para a próxima.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, a finalização da colheita foi favorecida pelos dias secos que, com isso,  aceleraram a maturação e diminuíram rapidamente o teor de umidade nos grãos. Apesar da diminuição de produtividade nas últimas áreas, ela se manteve próxima às médias anteriores, entre 40 a 70 sacas por hectare. A diferença maior se deu nas áreas em que houve carência de umidade no período reprodutivo, especialmente em parte da Fronteira Oeste.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Na de Ijuí, a finalização da colheita da cultura de segundo cultivo obteve rendimento médio levemente superior a 40 sacas por hectare. Os melhores resultados ocorreram nas áreas de cultivo sobre a resteva do milho colhido em janeiro. Produtores já realizam o planejamento da próxima safra com reserva e/ou aquisição de sementes e de insumos com recursos próprios. Cerealistas e cooperativas ofertam propostas de troca de insumos por produto para a próxima safra.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!