IAA 2024: CATL apresenta baterias LFP com maior densidade energética

Novas baterias Tectrans permitem o carregamento em até 15 minutos e vida útil de até 15 anos ou 2,8 milhões de km, dependendo da versão.

Akin Li, presidente executivo da CATL Overseas Business
Akin Li, presidente executivo da CATL Overseas Business.

Na IAA Transportation 2024, a fabricante chinesa de sistemas de baterias Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL), lançou o Tectrans para veículos comerciais. A tecnologia oferece densidade energética sem precedentes, recursos de carregamento mais rápidos e durabilidade aprimorada. Dessa forma, o novo sistema de bateria proporciona maiores autonomia e vida útil, o que torna o veículo elétrico mais atrativo para os operadores do transporte de cargas e de passageiros.

Para caminhões pesados, a CATL apresentou dois produtos com autonomia de até 500 km: o primeiro é o Tectrans – T Superfast Charging Edition, que apresenta uma notável taxa de carregamento de pico de 4C, permitindo uma carga de 70% em apenas 15 minutos. Essa capacidade de carregamento rápido minimiza o tempo de inatividade do veículo e maximiza a eficiência operacional para operadores de frotas. A outra novidade é o Tectrans – T Long Life Edition, que possui vida útil de até 15 anos ou 2,8 milhões de quilômetros.

Voltado para o segmento de ônibus, a CATL Tectrans – Bus Edition proporciona uma densidade de energia de 175 Wh/kg, a mais alta para química LFP usada em aplicações de ônibus. Seu design compacto oferece recursos de longo alcance e baixo consumo de energia, aumentando a flexibilidade do layout do veículo. O sistema avançado de gerenciamento térmico mantém o desempenho ideal em vários climas, reduzindo a disparidade de temperatura interna em 50% e garantindo longevidade mesmo em condições extremas.

Nossas baterias provaram sua confiabilidade e desempenho em condições extremas, desde operar em temperaturas acima de 45°C no Catar e Dubai até suportar -35°C em países do Ártico como Noruega e Suécia. O lançamento do Tectrans e das linhas de produtos demonstra nosso compromisso inabalável em impulsionar a transição energética por meio da inovação contínua“, diz Akin Li, presidente executivo da CATL Overseas Business.

A CATL possui sete fábricas dedicadas à reciclagem das baterias veiculares, que por meio da subsidiária Brunp Recycling, alcança uma taxa de recuperação de mais de 99,6% para níquel, cobalto e manganês, e 91% para lítio. Com capacidade para processar 270.000 toneladas de baterias usadas anualmente, a CATL está abrindo caminho para baterias feitas inteiramente de materiais reciclados, reduzindo significativamente a necessidade de novas operações de mineração.

LEIA MAIS: Marx Ivanovik, da Scania, define a IAA 2024 como “pé no chão”

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!