A Scania atingiu a marca de 500.000 caminhões produzidos no Brasil desde novembro de 1962, quando a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), sede da montadora no país, foi inaugurada. O caminhão número 20 mil foi um modelo L 111, em 1976. Em 1983, a fabricante registrou as 50 mil unidades produzidas com o veículo T 142. No ano de 1990, o produto global 600 mil foi feito no Brasil (T 112 HW 360). Já em 1993, a fábrica chegou ao veículo 100 mil celebrado pelo R 113 H 360. O caminhão 150 mil, em 2004, foi representado pelo R 420 4×2, de cor prata.
“Estamos vivendo um ano muito especial para a história da Scania no Brasil com o marco de 500 mil caminhões produzidos. O 450 Plus é o nosso atual campeão de vendas”, destaca afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
O Scania Consórcio fará o sorteio do Caminhão 500k no dia 2 de julho de 2024, data em que a Scania celebrará seus 67 anos de presença no Brasil, já que começou a operar em 1957, dentro da programação da “Semana da Paixão Scania”, alusiva ao aniversário. O veículo representará, ainda, os 42 anos do Scania Consórcio.
O modelo em questão é um 460R Super 6×2 com identidade visual própria, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio. No interior da cabine Highline, o acabamento é de alto luxo com geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de sete polegadas. Nas tecnologias embarcadas estão o Actcruise (piloto automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e freio de cabeçote CRB, de série na gama Super, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar (350Kw). No pacote de soluções de serviços, o cliente ganhará o Scania Pro Control por três anos, mais conectividade. O ganhador do sorteio receberá o veículo com documentação e IPVA 2024 já pagos.
A planta de São Bernardo do Campo foi a primeira da Scania fora da Europa e o Brasil se tornou um hub industrial de exportação, sendo que 52 países já receberam produtos a partir do Porto de Santos (SP). Em 214 mil metros quadrados de área construída, ocorrem o processo de solda, pintura e montagem de cabinas, usinagem e montagem de motores, usinagem e montagem de eixos e caixa de câmbio e a montagem de caminhões e chassis de ônibus. “Dobramos o nosso tamanho nos últimos 20 anos, seguindo em uma jornada de investimento contínuo, em clara demonstração da importância do mercado brasileiro para a Scania”, diz Christopher Podgorski, presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para América Latina. “Para essa engrenagem funcionar, nossa prioridade ao longo dos anos foi manter o parque fabril atualizado com o que há de melhor em talentos e tecnologia”, completa.
Segundo Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, a marca registra em sua história vários pioneirismos “Destaco algumas. A direção hidráulica (1963), caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), intercooler (1983), freio auxiliar Retarder (1998), caixa de câmbio automatizada, Opticruise (2001) e a linha a gás (GNV, GNL e/ou biometano), que chegou com a Nova Geração de caminhões (2019)”, finaliza.
Ranking dos caminhões mais vendidos da Scania no Brasil desde 1957