Nos últimos quatro anos já foram entregues 1.250 ônibus
Nos últimos quatro anos já foram entregues 1.250 ônibus
Nesta terça-feira, 6, o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal/Metropolitano de Passageiros da Bahia recebeu 268 ônibus. Os veículos foram entregues em uma solenidade, que contou com Jaques Wagner, governador do Estado, no CAB (Centro Administrativo da Bahia).
Décio Barros, presidente da Abemtro (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado), avalia que o maior beneficiado com estas aquisições é o passageiro baiano.
“O sistema transporta aproximadamente dez milhões de pessoas. Com essa mudança estão sendo melhoradas questões como acessibilidade, tecnologia, conforto e segurança, e só quem sai ganhando é o usuário”, declarou.
Wagner lembrou que nos últimos quatro anos foram investidos, aproximadamente, R$ 640 milhões em 1.250 ônibus convencionais que entraram em operação. “Essa parceria entre os empresários de ônibus, a Seinfra e a Agerba tem tido como postura prestar um melhor serviço. Queremos isso, que os empresários consigam dar mais segurança e favorecer o povo com melhor infraestrutura e benefícios”.
Além da entrega dos novos veículos, foi lançada também a campanha “Vai Viajar, Cidadão?”, que visa informar aos passageiros sobre os seus direitos e deveres, por meio de cartazes colocados nos ônibus, bem como por vídeos exibidos nos terminais rodoviários.
Para Dermival Ferreira, motorista rodoviário e instrutor, esta iniciativa deixa o ambiente no ônibus mais sociável. “É um ato positivo que vai melhorar a relação entre o cliente e o condutor, e vai minimizar conflitos durante a viagem, e quem sabe até acabar com o problema que os motoristas têm enfrentado nos últimos tempos, que é a música alta do celular. Acredito que agora, com as ações educativas, isso será reduzido”, destacou.
Já Eduardo Pessoa, diretor-executivo, salienta que esta ação fará com que as pessoas conheçam melhor os seus direitos. “É bom que as pessoas saibam exatamente como se portar e o que exigir. Os usuários também vão poder cobrar mais eficiência nos serviços prestados”, declarou.
Para que os cidadãos saibam qual é o comportamento desejado dentro de um coletivo será distribuída, por todo Estado, a cartilha “Direitos e Deveres dos Usuários do Serviço Público de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros”. Dentre os assuntos abordados estão higiene dos veículos, pontualidade, remarcação de passagem, insegurança do transporte clandestino e proibição de viajar em pé.
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