Areia de fundição da Scania é transformada em argamassa

As 20.000 toneladas de areia que serão substituídas representam 30% do total utilizado pela Weber Saint-Gobain na produção de argamassa

Areia utilizada na fundição da Scania | Foto: Divulgação
Areia utilizada na fundição da Scania | Foto: Divulgação

Com o objetivo de transformar 20.000 toneladas de areia usada na fundição da Scania em argamassa, ao invés de simplesmente serem destinadas a um aterro, a produtora de materiais de construção Weber Saint-Gobain utilizará o insumo em substituição proporcional ao uso do material virgem para ampliar a circularidade em ambas as empresas.

Como os produtos da Weber são compostos, principalmente, de agregados naturais, como areia virgem e cascalho, recursos que são acessíveis, mas finitos, a empresa dedicou muitos anos à busca de substitutos para areia virgem para estabelecer uma economia mais circular e diminuir o impacto ambiental.

A partir de agora, a areia usada da fundição da Scania será transportada para a fabricação de argamassa em vez de aterro. “Ser eficiente com os recursos limitados que temos na Terra e prolongar sua vida útil é uma maneira de diminuir o impacto no meio ambiente. Reutilizar as grandes quantidades de areia usadas na fundição de componentes do motor é uma das muitas ações que permitem que a Scania permaneça na direção da transição para transportes sustentáveis“, diz Fredrik Nilzén, Chefe de Sustentabilidade da Scania.

A areia de fundição é transformada em argamassa | Foto: Divulgação
A areia de fundição é transformada em argamassa | Foto: Divulgação

Os transportes já começaram e, em 2025, cerca de 20.000 toneladas de areia serão transportadas pelos 150 quilômetros entre a Scania, em Södertälje, e a Weber Saint-Gobain, em Vingåker, na Suécia, o equivalente a três caminhões totalmente carregados diariamente. Todos os transportes são cargas de retorno de Estocolmo, tendo um impacto climático positivo, pois os caminhões retornariam vazios.

A cooperação significa que menos areia virgem precisa ser extraída. O impacto ambiental positivo é imediato. “Com a areia da Scania, diminuímos o uso de areia virgem em 30%, e o potencial é ainda maior. A ambição é ter substituído toda a areia virgem em nossos produtos por agregados alternativos até 2035”, diz Anders Anderberg, diretor de P&D da Weber Saint-Gobain.

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