Relação de 3 mil postos deve sair até segunda-feira, 19
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgará até segunda-feira, 19, uma lista com pouco mais de 3 mil postos de abastecimento aptos para a venda do diesel S-50 a partir de 1º de janeiro de 2012. O combustível será fornecido para os novos caminhões e ônibus que atenderão as normas de emissões Proconve P-7, equivalente à Euro 5. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 13, pelo superintendente de abastecimento da ANP, Dirceu Cardoso Amorelli Junior, durante debate sobre a distribuição do diesel S-50 e do Arla 32 promovido pela TV Fenabrave.
Os 3 mil postos correspondem a 7,8% do total de pontos de abastecimento espalhados pelo País e deste total, 900 serão da rede distribuidora da Petrobras, número anunciado na semana passada (leia aqui). Os postos foram elencados pela ANP a partir de uma resolução publicada no dia 2 deste mês, que determina as novas regras para garantir o abastecimento de diesel de baixo teor de enxofre a partir do próximo ano. Os postos de combustíveis que têm número de bicos abastecedores de diesel superior ao número de bicos de gasolina e etanol deverão ofertar o diesel S-50 a partir de janeiro. A resolução também contempla o diesel S-10, cuja chegada ao mercado está prevista para 2013.
Amorelli ressalta que os 3 mil postos serão suficientes para atender a demanda inicial pelo combustível. “O volume permitirá cobertura total do território nacional porque estão estrategicamente localizados em todas as regiões do País. À medida que a demanda crescer, naturalmente outros postos serão adequados para o fornecimento do S-50.”
Sobre a distribuição do Arla 32, o diretor para postos de combustíveis da Fecombustíveis, Ricardo Haschimoto, destacou que os primeiros postos a vender o S-50 também fornecerão o Arla 32, agente redutor que deve ser utilizado nos veículos equipados com a tecnologia SCR. O presidente executivo da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, acrescentou que toda a rede de concessionários autorizada a distribuir diesel, hoje estimada em 800 pontos de atendimento, poderá revender o agente redutor em embalagens de 20, 200 e 1.000 litros.
Como não se trata de um combustível, o Arla 32 será regulamentado pelo Inmetro, órgão responsável pelo controle de qualidade do produto, tanto o nacional quanto o importado.
Automotive Business