Uma pesquisa realizada pela plataforma online Octadesk, em parceria com a Opinion Box, revelou que cerca de 62% dos consumidores que desistiram de uma compra online, tiveram como principal motivo o aumento do preço do frete.
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O aumento nos custos de entrega são reflexos das contínuas altas no diesel. Em São Carlos, o preço do diesel que abastece os caminhões, responsáveis pela entrega de mercadorias compradas pela internet, subiu substancialmente na última semana, após o reajuste anunciado pela Petrobras. Um dos postos da cidade chegou a registrar um aumento percentual de 30,9% no preço do óleo diesel, que subiu de R$ 6,86 para R$ 8,98.
Assim, com o frete mais caro, alguns consumidores voltaram a dar preferência para as compras em loja física, mesmo que este meio seja menos prático do que as compras online. No entanto, a Associação brasileira de comércio eletrônico (Abcomm) estimou que as compras online tendem a subir 12% no Brasil até o final de 2022 e a projeção de faturamento do setor é de R$ 169 bilhões.