A Allison Transmission se juntou à Cummins para produzir a união de um motor Cummins B-Series a um sistema de propulsão híbrido elétrico Allison eGen Flex voltados para o mercado de ônibus urbanos. A combinação atenderá aos “Padrões de Emissões de Gases de Efeito Estufa para Veículos Pesados – Fase 3”, da EPA, e fornecerá uma nova solução de propulsão de baixa emissão que estará em disponibilidade a partir de 2027.
“Esta iniciativa dá continuidade à posição de vanguarda da Allison no que diz respeito ao transporte urbano sustentável, mantendo um portfólio abrangente de soluções de propulsão que inclui desde eixos totalmente elétricos a transmissões convencionais com baixo consumo de combustível. Essas propostas combinam perfeitamente com combustíveis alternativos e propulsão elétrica, além da configuração híbrida elétrica eGen Flex para o setor de transporte”, disse Rohan Barua, Vice-presidente de Vendas da América do Norte, Canal Global e Pós-vendas da Allison Transmission.
Detalhes técnicos
O eGen Flex promete oferecer às empresas de ônibus um caminho flexível e eficiente para reduzir as emissões mantendo alto desempenho e confiabilidade. Seu sistema pode operar até 50% do trajeto típico de um ônibus no modo “motor desligado”. Sendo assim, uma ótima opção para redução de emissões em áreas urbanas.
O modo “somente elétrico” do sistema é ativado por meio da tecnologia de geofencing (área virtual delimitada por meio de GPS), que elimina as emissões e o ruído do motor durante o acesso e a descida dos passageiros, ou ao trafegar em áreas de grande densidade demográfica predefinidas e zonas de emissões zero.
LEIA MAIS: Gecex rejeita aumento de alíquota de importação de pneus