Volvo começa validação de pesados 100% elétricos em sua fábrica

A Volvo vai iniciar o uso desses veículos zero emissões na logística do seu complexo industrial em Curitiba

Por Victor Fagarassi

- setembro 23, 2024

Volvo

A Volvo começou uma nova fase de testes e estudos sobre a distribuição de carga nos eixos de caminhões elétricos. A montadora vai iniciar o uso desses veículos zero emissões na logística do seu complexo industrial em Curitiba (PR), para o abastecimento da sua produção. Na Europa, a marca já tem fábricas totalmente livres de CO2 em Skövde (Suécia) e Ghent (Bélgica).

Realizada pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, a operação é executada por dez caminhões Volvo FM Electric, em rotas diversas no Paraná e Santa Catarina até a fábrica da Volvo em Curitiba. Eles rodam até 380 kms por dia e carregam quadros de chassi dos ônibus e caminhões. A iniciativa promete trazer uma redução de 738 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Alan Scaled, da Volvo
Alan Holzmann – diretor de planejamento de produto da Volvo com o caminhão FM ELECTRIC 100% Elétrico. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Volvo

Estamos conciliando nossa contribuição para esse estudo conjunto com a Senatran com as metas de descarbonizar nossas próprias operações de transporte. Nossos caminhões elétricos são classificados como ZEV (zero emission vehicles/veículos com zero emissões)”, afirma Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.

Histórico elétrico

Desde 2019 a Volvo já oferece caminhões 100% elétricos na Europa. De lá para cá, a oferta se expandiu para diversos continentes. Atualmente há 4.200 caminhões elétricos Volvo em operação em 48 países. Eles fazem parte do objetivo da marca de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040.

A introdução de caminhões elétricos em nossa logística de recebimento de peças é mais uma das diversas ações para reduzir ainda mais nossa pegada de carbono”, completa Bettina Konig, diretora de operações de transporte de manufatura da Volvo.

No Brasil, o modelo elétrico da Volvo é o FM Electric, um caminhão pesado de até 50 toneladas de CMT, com potência de 490 kW (660 hp). Seu carregamento total pode ser feito de 1h30 até 8 horas, dependendo do tipo de carregador.

LEIA MAIS: Gecex rejeita aumento de alíquota de importação de pneus

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *