Aliança internacional implanta eletropostos de carga no Rio

Como única montadora no projeto Laneshift, VWCO fornece suporte técnico para estruturar hubs públicos que aceleram a descarbonização do transporte de cargas

Por Gustavo Queiroz

- novembro 4, 2025

Eletroposto Ezvolt

No âmbito do programa internacional Laneshift Rio, uma iniciativa liderada pela C40 Cities e The Climate Pledge para implementar uma infraestrutura pública robusta de eletropostos de grande porte no Rio de Janeiro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) atuará como a única montadora da City-Business Alliance (CBA), prestando consultoria e suporte técnico especializado com base em sua expertise.

A Aliança Cidade-Empresa Laneshift reúne empresas estratégicas para viabilizar a transição energética no segmento de logística urbana. Dentro deste ecossistema, o e-Delivery será um dos veículos utilizados para testar e refinar um modelo de hub público de recarga. A participação da VWCO é vista pela empresa como uma oportunidade fundamental de colaborar com o poder público e outros parceiros na construção de uma infraestrutura de recarga pública que seja viável técnica e comercialmente.

Segundo Roberto Cortes, CEO e presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a colaboração entre os setores público e privado é um elemento indispensável para acelerar a descarbonização do transporte de carga. “Com o Laneshift, temos a oportunidade de testar modelos reais de recarga pública e contribuir com nossa experiência em veículos elétricos para tornar essa transição uma realidade concreta nas cidades brasileiras, diminuindo a dependência dos clientes de infraestrutura própria e também ampliando as oportunidades para ampliação de suas frotas”, afirma.

O cronograma do Laneshift prevê a instalação de 15 novos eletropostos públicos na cidade até 2028. Desde julho, a aliança já opera uma fase demonstrativa, que funciona como um laboratório urbano, com dois eletropostos abertos ao público, como o Eletroposto Carioca, na Barra da Tijuca – o primeiro hub de recarga em área pública do Rio – e outro localizado na Avenida Brasil. A montadora tem apoiado ativamente essa etapa de testes, alinhada com sua estratégia de promover o uso de veículos elétricos em operações reais e gerar dados valiosos que viabilizarão a expansão futura da rede.

O projeto piloto já registra mais de 1.000 sessões de recarga e o consumo de 35 MWh, com a participação de diversos veículos de carga que circulam na cidade. Um dado significativo revela que 20% de todas as recargas públicas realizadas no Rio já são destinadas ao transporte de carga. As evidências e os aprendizados coletados nesta fase experimental serão fundamentais para subsidiar a implantação dos novos pontos, uma meta oficialmente incorporada ao Plano Estratégico 2025-2028 da prefeitura, que conta com apoio técnico da Laneshift.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *