A Volvo está aumentando o uso de aço de baixa emissão de CO2 para todas as transmissões da marca. A montadora foi a primeira a introduzir esse tipo de aço na produção de seus caminhões elétricos em 2022. Produzido pela siderúrgica sueca SSAB, o SSAB Zero é feito de material reciclado e se utiliza de eletricidade sem combustíveis fósseis e biogás. Como resultado, o CO2 é reduzido em cerca de 80% em comparação com a produção de aço convencional usando energia fóssil.
Em 2025, cerca de 12.000 caminhões Volvo FH e FM serão produzidos com a tecnologia, o que reduzirá as emissões em 6.600 toneladas de CO2. À medida que a disponibilidade deste aço aumenta, ele será introduzido em mais modelos de caminhões, bem como em outras partes do veículo.
A Volvo também está planejando substituir outros materiais em seus caminhões por alternativas de menor emissão. “O aço é um dos principais materiais em nossos caminhões. Buscamos trocar outros materiais, como alumínio e plástico, por alternativas de baixa emissão“, diz Jan Hjelmgren, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos e qualidade da Volvo Trucks.
Metade do caminhão Volvo é feita de aço
O potencial para reduzir as emissões de CO2 é alto, pois quase metade do caminhão é feita de aço (47% de um caminhão a diesel Volvo FH) e representa cerca de 44% das emissões de CO2 da produção (do berço ao portão) do total de 21 toneladas de equivalentes de CO2 para o Volvo FH a diesel.
Os principais materiais em um caminhão a diesel Volvo FH são aço (47%), ferro fundido (26%), polímeros (11%) e alumínio (8%). Eles representam cerca de 44%, 26%, 14% e 8% das emissões de CO2 da produção (do berço ao portão) do total de 21 toneladas de equivalentes de CO2 para o Volvo FH tradicional.
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