Diante de um mercado que cresceu 9%, a Volkswagen Caminhões e Ônibus conseguiu uma façanha em 2024, ao registrar um aumento de 30% no volume de licenciamentos de chassis para ônibus, que somou 5.850 unidades no período. Por extensão, a participação da Volksbus saltou de 22% para 26% no biênio anterior, com importantes ganhos em todos os segmentos do mercado, seja de chassis de micro-ônibus, urbanos ou rodoviários.
Segundo a empresa, o mercado de ônibus seguiu firme em seu caminho de retomada, impulsionado por fatores estratégicos. A lista inclui o aumento da demanda por transporte coletivo, a retomada dos investimentos por parte de prefeituras e estados, a maior disponibilidade de crédito e o crescimento significativo do segmento de fretamento e turismo. Além de uma recuperação gradual e consistente do transporte urbano e a crescente demanda por soluções de mobilidade sustentáveis, que estimulou a adoção de veículos mais modernos e eficientes.
Estratégias alinhadas
“Dentro desse cenário de retomada e crescimento, a VWCO conseguiu avançar consideravelmente em vendas e participação de mercado, demonstrando que nossas estratégias comerciais e de portfólio de produtos estão alinhadas com o desejo dos clientes”, observa Jorge Carrer (foto) diretor de Vendas Ônibus da Volksbus
Para 2025, o diretor mantém esse otimismo. “Somada à renovação das frotas com veículos Euro 6, acreditamos que a tendência de eletrificação no transporte público continuará ganhando força, com um maior número de cidades adotando metas de redução de emissões, investindo em infraestrutura de carregamento e integrando ônibus à bateria em suas frotas. Além disso, segmentos como o escolar e o rodoviário apresentam boas perspectivas, com projetos de modernização e incremento nas frotas”, explica.
Desafios no ano
Embora as projeções para o ano sejam positivas, Jorge Carrer teme que alguns desafios podem impactar o desenvolvimento do setor. Entre eles, ele cita a instabilidade econômica, que pode influenciar a disponibilidade de crédito e o poder de compra de empresas e operadores, Junto com eventuais atrasos ou redução de programas voltados ao transporte urbano ou escolar.