VLI capta R$ 1 bilhão e poderá fazer investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica

A VLI (empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais) finalizou o processo de captação de R$ 1 bilhão em debêntures,

Por Victor Fagarassi

- janeiro 22, 2025

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A VLI (empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais) finalizou o processo de captação de R$ 1 bilhão em debêntures, preparando-se para realizar investimentos na malha da Ferrovia Centro-Atlântica. Os recursos serão utilizados para modernização da via permanente, construção e modernização de pátios e melhorias no material rodante que circula na FCA.

Este dinheiro está previsto no processo de renovação antecipada da concessão que está em curso no Ministério dos Transportes. Além desses valores, diversos investimentos foram realizados para a construção e a modernização de terminais integradores que conectam o modal rodoviário ao ferroviário.

Desde sua criação, em 2011, a VLI, dentro do seu propósito desenvolvimentista visando a transformação da logística do Brasil, já investiu mais de R$ 14 bilhões, em valores corrigidos, diretamente na FCA. Esse valor corresponde a mais do que 100% do caixa gerado na operação da concessão, sendo que o excedente de investimento foi feito com aportes de capital”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

VLI com operação bilionária

Na operação, o BTG Pactual, o BNDES e o ABC Brasil coordenaram a emissão, sendo que o BNDES subscreveu 50% do valor, na tranche de mais longo prazo. Ao todo, o projeto de investimento habilitado pela portaria do Ministério dos Transportes é estimado em R$ 3,9 bilhões.

Essa captação de debêntures nos prepara para fazer novos investimentos na FCA assim que ocorrer a renovação da concessão, esperada para 2026. Novas captações só devem ocorrer após a concretização do processo, que já passou por audiência públicas”, completa Marchiori.

A proposta de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, em análise pelo poder público, poderá gerar uma nova onda de investimentos que incluem a modernização da malha da FCA, aquisição de vagões e locomotivas e o aumento de carga transportada para segmentos de grande peso no PIB brasileiro.

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