No último dia 21, a Vibra, distribuidora de combustíveis e lubrificantes, comunicou a compra de 50% das ações da Comerc, geradora de energia. Com a operação que teve um valor total de 3,5 milhões de reais, a plataforma de energia passa a ser uma subsidiária integral da Vibra.
A Vibra já havia adquirido 50% da Comerc em 2022, com previsão da aquisição da totalidade das ações ocorrendo entre 2026 e 2028. Entretanto, segundo a direção da empresa, as boas oportunidades de retorno financeiro imediato levaram a Vibra a optar por antecipar a operação.
“Nossa decisão é motivada pelo importante retorno financeiro, que virá de sinergias significativas entre as duas empresas e pelo baixo risco do negócio já totalmente operacional. A Comerc vem apresentando bons resultados, com os principais projetos de geração concluídos e gerando um EBITDA anualizado de R$ 1 bilhão em 2024”, afirma o CEO da Vibra, Ernesto Pousada (foto).
Sequência
A negociação entre as empresas prevê a continuidade de executivos-chave para a operação da Comerc. O fundador, Cristopher Vlavianos, permanecerá até 2028, participando ativamente da estratégia da companhia. Clarissa Sadock, atual Vice-Presidente de Renovável e ESG da Vibra, assumirá como CEO da Comerc após um período de transição gradual com o atual CEO, André Dorf.
“Nós vamos levar nosso modelo de gestão para a Comerc, e a empresa vai agregar ainda mais ofertas de produtos e serviços ao portfólio da Vibra. Estamos muito entusiasmados com esse novo momento”, afirma Pousada. “Estamos muito felizes em receber os clientes da Comerc também como clientes Vibra. Com nossa experiência, vamos passar a atendê-los com o mesmo cuidado e parceria, que são marcas da Vibra, mantendo a qualidade da entrega já reconhecida da Comerc“, finaliza o executivo.
A conclusão da operação depende das aprovações habituais para este tipo de transação, e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2025.
LEIA MAIS: Eseye oferece multiconectividade para operações logísticas