A conectividade é um elemento crucial para a eficiência da gestão das frotas. O problema é que, eventualmente, a falta de sinal em detrimento da baixa ou não cobertura das empresas de telecomunicações em determinadas áreas pode comprometer os parâmetros colhidos durante uma viagem ou, até mesmo, a segurança da operação. Para superar esse problema, um SIM Card (sigla em inglês para módulo de identificação do assinante) capaz de se conectar às diferentes redes disponíveis no Brasil e no exterior pode garantir o tráfego necessário de dados.
Atualmente, a Eseye opera com mais de 700 redes em mais de 190 países. “Oferecemos a possibilidade de se conectar, globalmente, através de um único Sim Card. Por meio de um único contrato, o cliente pode operar em toda a América Latina, sem que haja a necessidade de acordos regionais, por exemplo”, explica Ana Carolina Bussab, diretora Geral Brasil da Eseye no Brasil. “Considerando a disponibilidade da antena e a velocidade de transmissão de dados então, não se trata apenas de um SIM Card inteligente, mas de um SIM Card com conectividade inteligente”, completa.
“Temos um grande frotista no Brasil que atua em todo o território nacional e, também, na América do Sul. O nosso SIM Card o conectará, automaticamente, à melhor rede disponível na localidade em que seus caminhões estiverem. Não precisa ficar ativando roaming internacional, pois possuímos acordos de conectividade com todas as empresas de telecomunicações. Temos 12 países sul-americanos inclusos na franquia. Por exemplo, os mesmos 20 megas contratados para o Brasil são os mesmos para utilização no exterior. A cobrança se dá pela quantidade de tráfego de dados gerado pela operação”, explica Bussab.
Para o setor de transportes, as possibilidades de conectividade também se estendem para serviços de recarga para veículos elétricos, como no caso do Shell Recharge, em que a empresa precisava de uma tecnologia que assegurasse a conectividade necessária para monitorar e gerir cada ponto de carregamento, permitindo ainda a cobrança do cliente pelo uso do serviço. Em vez de instalar SIM cards diferentes em cada local, a Shell Recharge usa um único SIM AnyNet+ da Eseye em todo o seu parque e acessa quase 100% de conectividade por meio de múltiplas opções de comunicação.
Para o setor de comércio eletrônico, a Eseye também oferece conectividade para serviços como o Amazon Lockers, um serviço de autoatendimento que permite ao cliente entregar ou receber seus pedidos num quiosque da empresa.
Recentemente, a Eseye e a NLT Telecom anunciaram uma parceria para utilização da infraestrutura de telecomunicações da NLT, com integração total via APIs. Com base neste acordo, a empresa amplia a qualidade e o alcance de suas operações no Brasil, incluindo a rede celular NLT/Vivo para o AnyNet+ eUICC SIM e nas demais redes utilizadas atualmente. Dessa forma, a Eseye passa ser a primeira provedora de conectividade IoT a fazer parceria com mais de uma MVNE, tornando-se a primeira MVNO credenciada em duas autorizadas no Brasil.
O acordo proporcionará aos clientes terão conectividade e desempenho aprimorados, com conectividade contínua e confiável em todo o Brasil, utilizando mais redes do que qualquer outro provedor de conectividade IoT para garantir que os dispositivos IoT operem com eficiência e sem interrupções. Além disso, a integração via APIs permite operações mais ágeis, reduzindo custos e, ao mesmo tempo, aprimorando a segurança das implantações de IoT, proporcionando mais tranquilidade aos usuários.