Viação Águia Branca espera crescimento do setor para 2026

Prestes a comemorar 80 anos, a Viação Águia Branca busca aumentar ainda mais seus números no ano que se inicia

Por Victor Fagarassi

- janeiro 28, 2026

Viação Águia Branca

Viação Águia Branca encerrou 2025 com um cenário de estabilidade e projeta um crescimento sólido na demanda por transporte interestadual de passageiros para 2026. A expectativa positiva, que se confirmou com um desempenho expressivo no ano passado, é impulsionada por um calendário favorável e pela consolidação de novas rotas.

Os números de 2025 validam a estratégia: a companhia embarcou e desembarcou mais de 7 milhões de passageiros nos nove estados onde atua. O crescimento foi alimentado pela abertura de novas linhas a partir de dezembro de 2024, que fortaleceram a presença da empresa nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Dentre os novos trechos, destacam-se conexões como Rio de Janeiro-Curitiba, Rio de Janeiro-Governador Valadares (MG), São Paulo-Ipatinga (MG) e Aracaju (SE)-Rio de Janeiro.

O otimismo é respaldado por uma cultura de planejamento que a companhia vem aprimorando há quase uma década. “Temos um processo orçamentário muito maduro, que inicia com bastante antecedência, e uma evolução muito forte na cultura de dados e tecnologia”, explica Thiago Juffo, diretor de negócios da empresa. Para gerenciar o dinamismo de custos com combustível, manutenção e mão de obra, a empresa estrutura seus gastos internos e utiliza modelos preditivos.

Principais destinos por origem (2025)

  • Vitória (ES): Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), Teixeira de Freitas (BA) e Governador Valadares (MG).

  • Rio de Janeiro (RJ): Vitória (ES), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Governador Valadares (MG) e Muriaé (MG).

  • São Paulo (SP): Governador Valadares (MG), Ipatinga (MG), Vitória da Conquista (BA), Vitória (ES) e Linhares (ES).

  • Salvador (BA): Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE) e cidades do Sul da Bahia.

  • Aracaju (SE): Rio de Janeiro (RJ), Petrolina (PE), Feira de Santana (BA) e Salvador (BA).

Viação Águia Branca 2

Expansão de Rotas e Gestão de Alta Demanda

A decisão de abrir novas rotas é tomada com base em dados históricos de demanda, análise da concorrência e projeções de mercado. Para gerenciar os picos, a empresa intensificou a operação de viagens extras. Em 2025, somente na principal origem, Vitória (ES), foram 3.527 ônibus extras, um aumento de 10% sobre as viagens regulares. Os mercados de São Paulo e Rio de Janeiro também apresentaram alta demanda, com crescimentos de 17% e 12% no número de viagens extras, respectivamente. Somente nesses dois eixos, mais de 1 milhão de passageiros foram transportados.

O planejamento para esses períodos de pico começa com até seis meses de antecedência. “Em julho, já começamos a enxergar as expectativas. Isso desencadeia processos de contratação de motoristas, equipes de vendas e manutenção, e define a alocação desses profissionais por base operacional”, detalha Tuffo.

Renovação de Frota e Sustentabilidade

Após um período pós-pandemia que exigiu cautela nos investimentos devido à alta nos preços dos ativos, a empresa retomou seu programa de renovação. Em 2025, concluiu a aquisição de 40 novos ônibus G8 da Marcopolo, equipados com tecnologias avançadas. Para 2026, há uma “perspectiva positiva” de novos investimentos em frota, ainda em fase final de planejamento interno da Viação Águia Branca.

No front da sustentabilidade, a avaliação sobre veículos com motorizações alternativas, como elétricos, é de que as tecnologias ainda estão em amadurecimento. “A empresa tem a pauta e desenvolve alguns testes e estudos, mas ainda estamos num estágio inicial”, pondera Juffo. A companhia mantém, contudo, programas consolidados para reduzir a emissão de poluentes, como o Despoluir – em parceria com a CNT e o SEST SENAT –, no qual é premiada na categoria ouro desde 2010. A frota também já opera com tecnologia Euro 6.

80 anos de História

O ano de 2026 marca um momento especial para a companhia: o octogésimo aniversário do Grupo Águia Branca, assim como a Viação Águia Branca, a empresa mais antiga do grupo. “É uma história muito bonita e com certeza vamos fazer celebrações à altura”, adianta Thiago Juffo. As comemorações, que têm como data emblemática o Dia do Motorista, em julho, se estenderão por todo o ano. O diretor não revelou quais novidades a empresa vai trazer para seus clientes.  Com uma rede que abrange mercados estratégicos e transportou mais de 3,5 milhões de passageiros apenas em seus 15 principais destinos em 2025, a Águia Branca segue enxergando o modal rodoviário como uma alternativa competitiva. A combinação de planejamento estratégico apoiado em dados, investimentos contínuos e uma marca histórica posiciona a empresa para manter sua trajetória de crescimento.

Thiago Juffo

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *