Peugeot acredita em “era de ouro” do last mile com novidades em 2024

Empresa divulgou estratégias e lançamentos para sua linha de utilitários

Durante a Smart City Expo Curitiba, realizada entre os dias 20 e 23 de março, a Peugeot adiantou algumas novidades do seu planejamento para 2024 na linha de utilitários. Os destaques ficam com o MyPeugeot PRO, o protótipo do Partner Retrofit 100% elétrico e a nova versão da Peugeot e-Expert para passageiros.

Lucas Lins, gerente de produtos da Peugeot, comentou que essa é “a era de ouro do last mile”. Com o crescimento do e-commerce pós-pandemia, o executivo enxerga um futuro promissor no mercado e por isso a preocupação da marca com essa linha. Entretanto, ele não revelou números e toda a estratégia do ano ainda.

O que sabemos é que atualmente a Peugeot detém 6,5% do mercado de veículos comerciais, é a 4ª marca em vans elétricas e a Peugeot Expert o “carro-chefe”, com cerca de 70% das vendas. Lucas manteve o pé no chão ao falar do assunto: “estamos orgulhosos dos nossos números, mas a gente sabe o tanto de novidade que vem por aí, principalmente de fora, então digo que o objetivo para 2024 é manter nossa relevância no mercado.”

Peugeot Boxer
exposto no evento, o Boxer Minibus tem capacidade para 17 até 19 pessoas (16+1 Executive e 18+1 Comfort)

MyPeugeot PRO

A primeira novidade anunciada pela Peugeot nesta quarta-feira (20) é uma plataforma de conectividade para gestão de frotas. Ela chega ao mercado já vinda de fábrica, exclusivamente, no Peugeot Boxer 2024 e gratuito pelos 12 primeiros meses. Entre suas principais funcionalidades estão: rastreabilidade, recuperação veicular, gestão e análise de frotas e de motoristas.

A ideia é facilitar a evolução tecnológica das frotas, mandando o software já equipado e feito para o veículo. Viviane Antônio, da área de Serviços Conectados , destaca alguns dos pontos interessantes, na sua visão.

“Vale citar a possibilidade da recuperação veicular, em caso de roubo que já tem um sistema montado pra facilitar essa operação. Assim como a possibilidade do agendamento online para correções e revisões no veículo. Já está tudo conectado dentro do mesmo hub.

Partner Retrofit 100% elétrico

motor do protótipo Peugeot aberto
motor do protótipo aberto

Criado em parceria com o SENAI, envolvendo WEG e FuelTech, o Retrofit elétrico do Partner ainda está em fase de testes, mas já foi exibido na feira. É basicamente a remoção do powertrain comum e a  instalação de um kit elétrico, nesse caso no Peugeot Partner.

Flávia Marsengo, diretora de e-mobility da Stellantis, explica que na Europa esse projeto já está em uma fase avançada, à frente do Brasil. Aqui, a ideia é expandir em outros utilitários, após validação do atual estágio, como os veículos da FIAT.

O protótipo da Peugeot tem entre 120 e 150 de autonomia e terá o câmbio original mantido. Entretanto, o principal problema encontrado pelos engenheiros é a capacidade de carga perdida. “Atualmente perdemos 200 kgs por conta do kit elétrico, mas a ideia é reduzir. Esse é o próximo passo”.

Ainda sem data de lançamento ou quaisquer outras projeções mais palpáveis, teremos que esperar mais algum tempo para ver a evolução dos testes e custo disso. Entretanto, Flávia garante que objetivo é ser uma opção acessível aos consumidores. 

Retrofit Peugeot
Protótipo segue em fase de testes

Peugeot e-Expert 7+1 para passageiros

A última das novidades destacadas pela marca foi a versão elétrica da Expert 7+1 para passageiros. O utilitário que antes era comercializado apenas como furgão, agora ganhou essa alternativa para carregar pessoas. 

A parte mecânica é composta por motor elétrico de 136 cavalos (cv) e 26,5 kgfm de torque. A bateria tem 75 kWh de capacidade, o que dá 289 km de autonomia e carrega em cerca de 1 hora.

Vale lembrar que esse modelo pode ser conduzido por motoristas com carteira de habilitação tipo B. Seu preço e demais detalhes como data oficial de lançamento não foram divulgados. Mas deve ficar próximo da versão já conhecida do mercado, que custa R$ 334.990.

Peugeot e-expert
Interior da e-expert

LEIA MAIS: Executivo mostra interior do e-Volksbus e explica detalhes

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!