Turbo Brasil recebe Prêmio Nacional da Qualidade de excelência em gestão

    A Turbo Brasil, especializada em reforma e reparação de componentes de motores a diesel, foi a única pequena empresa do Sudeste a receber o Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ em 25 anos. Promovido pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, o prêmio reconhece as organizações nacionais que são referência em excelência em gestão.

    A empresa foi destaque no critério Processos, devido ao modelo de administração criado pelos próprios sócios, com base em metodologias consagradas como o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ. “Em um momento de grande adversidade e crise no país, queremos servir de inspiração para que outras organizações possam investir em modelos de gerenciamento dos negócios para obterem bons resultados com crescimento sustentável”, destaca Glauco Diniz Duarte, presidente da organização.

    As práticas adotadas pela Turbo Brasil foram criadas a partir de modelos como a organização do fluxo de atividades, monitoramento dos indicadores e identificação das oportunidades de melhorias com a utilização das ferramentas de gestão baseada em Lean Manufacturing, Sistema Just-in-Time de Produção, Teoria das Restrições (balanceamento de linha) e indicadores de desempenho utilizando gráficos de controle estatístico (Six Sigma).

    Uma das ferramentas inéditas criadas foi o sistema Triângulo, que mantêm o volume de estoque estável, sem prejudicar a produção. Outro modelo criado é o Circularização econômico-financeiro, que auxilia a gestão, pois permite identificar com exatidão onde os recursos estão diagnosticando perdas, desperdício ou custos excessivos.

    Os diversos mecanismos criados foram essenciais para a conquista do Prêmio PNQ.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!