Aporte futuro se destina ao setor de trens
Em menos de quatro anos, os sistemas de transporte ferroviário das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ganharão um reforço de aproximadamente R$ 50 bilhões. De acordo com os governos dos dois estados, o montante engloba melhorias nos serviços e infraestrutura.
Como não poderia ser diferente, o maior valor ficará em São Paulo. Mais da metade do montante (R$ 30 bilhões) será destinado à expansão do metrô, na implantação de quatro novas linhas, expansão das já existentes, interligações, estações e modernização de trens.
“Há um movimento natural e consistente na retomada dos investimentos no setor ferroviário. E, cada vez mais, novos players estão participando de projetos com aportes de capital e parcerias”, afirmou Gerson Toller, diretor da Feira Negócios nos Trilhos.
Até 2018 a extensão das linhas de metrô na capital paulista passará dos atuais 70 quilômetros para 137 quilômetros. Além dos investimentos próprios, o metrô também já tem definidas novas parcerias público-privadas para a expansão e implantação de novas linhas, como foi feito na Linha 4-Amarela, inaugurada este ano.
Entre as linhas programadas estão a ligação do aeroporto de Congonhas ao sistema; uma linha que vai ligar a capital ao ABC; outra que vai até Guarulhos e a expansão de linha já existente até Taboão da Serra, o que leva o Metrô de SP para fora das fronteiras do município.
O volume de passageiros transportados deve saltar dos atuais 3,85 bilhões de pessoas por mês para 5,3 bilhões mensais em 2015.
Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o volume de investimento previsto é de R$ 9 bilhões na expansão da rede, modernização de trens, estações e infraestrutura viária, até 2014.
No Rio de Janeiro, o maior investimento no transporte de passageiros por trens será do governo estadual para expandir a rede até a Barra da Tijuca. Segundo Joubert Flores, diretor de Relações Institucionais do MetrôRio, o aporte na expansão será de R$ 5 bilhões e as obras devem ser concluídas até 2015.
Com a chegada do Metrô à Barra, o sistema passará dos atuais 41 quilômetros para 55 quilômetros de extensão. O MetrôRio, concessionária que opera o sistema da capital fluminense, vai investir R$ 1,5 bilhão até 2018 na compra de novos trens, de duas novas estações e em infraestrutura. Na expansão para a Barra, serão construídas seis novas estações.
SuperVia
A concessionária que opera o sistema de trens urbanos no Rio de Janeiro vai investir R$ 2,4 bilhões nos próximos anos na compra de novos trens, em infraestrutura, na modernização de estações e na construção de novos trechos de sua linha.
De acordo com o presidente da SuperVia, Carlos José da Cunha, o número de usuários do sistema ferroviário de passageiros do Rio, que atualmente é de 540 mil pessoas por dia, deve atingir 1 milhão de pessoas/dia em 2015, e 1,5 milhão em 2020.
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