Transporte: SP e RJ investirão R$ 50 bi

Aporte futuro se destina ao setor de trens

Aporte futuro se destina ao setor de trens

Em menos de quatro anos, os sistemas de transporte ferroviário das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ganharão um reforço de aproximadamente R$ 50 bilhões. De acordo com os governos dos dois estados, o montante engloba melhorias nos serviços e infraestrutura.

Como não poderia ser diferente, o maior valor ficará em São Paulo. Mais da metade do montante (R$ 30 bilhões) será destinado à expansão do metrô, na implantação de quatro novas linhas, expansão das já existentes, interligações, estações e modernização de trens.

“Há um movimento natural e consistente na retomada dos investimentos no setor ferroviário. E, cada vez mais, novos players estão participando de projetos com aportes de capital e parcerias”, afirmou Gerson Toller, diretor da Feira Negócios nos Trilhos.

Até 2018 a extensão das linhas de metrô na capital paulista passará dos atuais 70 quilômetros para 137 quilômetros. Além dos investimentos próprios, o metrô também já tem definidas novas parcerias público-privadas para a expansão e implantação de novas linhas, como foi feito na Linha 4-Amarela, inaugurada este ano.

Entre as linhas programadas estão a ligação do aeroporto de Congonhas ao sistema; uma linha que vai ligar a capital ao ABC; outra que vai até Guarulhos e a expansão de linha já existente até Taboão da Serra, o que leva o Metrô de SP para fora das fronteiras do município.

O volume de passageiros transportados deve saltar dos atuais 3,85 bilhões de pessoas por mês para 5,3 bilhões mensais em 2015.
Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o volume de investimento previsto é de R$ 9 bilhões na expansão da rede, modernização de trens, estações e infraestrutura viária, até 2014.

No Rio de Janeiro, o maior investimento no transporte de passageiros por trens será do governo estadual para expandir a rede até a Barra da Tijuca. Segundo Joubert Flores, diretor de Relações Institucionais do MetrôRio, o aporte na expansão será de R$ 5 bilhões e as obras devem ser concluídas até 2015.

Com a chegada do Metrô à Barra, o sistema passará dos atuais 41 quilômetros para 55 quilômetros de extensão. O MetrôRio, concessionária que opera o sistema da capital fluminense, vai investir R$ 1,5 bilhão até 2018 na compra de novos trens, de duas novas estações e em infraestrutura. Na expansão para a Barra, serão construídas seis novas estações.

SuperVia

A concessionária que opera o sistema de trens urbanos no Rio de Janeiro vai investir R$ 2,4 bilhões nos próximos anos na compra de novos trens, em infraestrutura, na modernização de estações e na construção de novos trechos de sua linha.
De acordo com o presidente da SuperVia, Carlos José da Cunha, o número de usuários do sistema ferroviário de passageiros do Rio, que atualmente é de 540 mil pessoas por dia, deve atingir 1 milhão de pessoas/dia em 2015, e 1,5 milhão em 2020.

Webtranspo

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