Transporte rodoviário atinge patamar pré-pandemia

SETPESP traz números sobre fevereiro e janeiro de 2023

Segundo levantamento do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), os meses de janeiro e fevereiro de 2023 registraram crescimento no volume de passageiros transportados pelas empresas regulares associadas nas rodovias do Estado, com aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma base de comparação de 2019, época pré-pandemia, foi atingido quase 100% do volume.

De acordo com Antonio Laskos, diretor executivo do SETPESP, a preferência por destinos mais próximos, embarque e desembarque em terminais rodoviários nos centros das cidades, e a comodidade na viagem de ônibus contribuíram para o aumento da demanda.

“Passagens a preços mais acessíveis, facilidade na compra — seja na rodoviária ou em plataformas de vendas on-line –, extensa grade de horários e o transporte gratuito de bagagens são fatores que contribuem na decisão do viajante em optar pelo ônibus. Além disso”, afirma.

Carnaval positivo

Durante o período do Carnaval deste ano, especificamente, o aumento no volume de passageiros foi de 22% em relação a 2022, superando as expectativas. Circularam pelos terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda mais de 680 mil passageiros com destino a cidades turísticas do interior com parques temáticos, Vale do Paraíba, Região Serrana e litoral paulista.

“A capilaridade no transporte terrestre paulista é enorme. Muitas regiões têm alta procura, desde viagens curtas de 100km a partir da capital, como Campinas, por exemplo, até viagens mais longas, acima de 500km para o interior do Estado. Em função da ótima malha rodoviária e as boas condições das estradas, as viagens rodoviárias são extremamente seguras e confortáveis nas empresas regulares”, comenta Laskos.

Perfil do viajante

Nas 55 empresas associadas ao SETPESP notou-se aumento expressivo de passageiros em viagens a trabalho, principalmente do interior à capital, possivelmente resultado do modelo híbrido de jornada profissional nas empresas.

Outro público frequente são famílias que costumam ir a cidades com parques temáticos. Também há jovens ou aqueles que vão a festivais de música que querem continuar conectados a bordo. “Bons exemplos são o Lollapalooza, que acontecerá no final de março, e o The Town, marcado para setembro, que devem trazer milhares de pessoas de outras cidades paulistas às rodoviárias da capital”, estima o diretor executivo.

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